Morreu Afonso Van-Duném «Mbinda»
Afonso Van-Dúnem «Mbinda», destacado dirigente do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) conhecido pela participação na luta anticolonial, morreu na sexta-feira, 14, em Luanda, com 73 anos, vítima de doença.
O Secretariado do Comité Central do PCP endereçou, no sábado, uma mensagem de condolências ao Comité Central do MPLA pelo falecimento de «Mbinda», assinalando o «dirigente destacado do MPLA e do Estado angolano cuja contribuição para o fortalecimento das tradicionais relações de amizade, cooperação e solidariedade entre os nossos dois partidos e para a amizade entre os nossos dois povos, não esqueceremos».
Em comunicado enviado à Lusa, o MPLA lembra que Afonso Van-Dúnem «Mbinda», um «nacionalista de fortes e grandes convicções», ingressou no partido em 1961, tendo ocupado até agora o cargo de secretário do Bureau Político do MPLA para as Relações Internacionais.
Desempenhava ainda o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Fundação Sagrada Esperança.
De 1970 a 1972, ainda durante o período colonial português em Angola, Afonso Van-Dúnem «Mbinda» foi representante do MPLA nas Repúblicas da Zâmbia e da Tanzânia, tendo sido eleito membro do Comité Central do partido em 1976.
«Mbinda» foi secretário particular do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.