JCP saúda estudantes do Superior
Com «grande combatividade e determinação», os estudantes que na quarta-feira, 12, se manifestaram em Lisboa e realizaram acções de protesto noutras cidades, «deixaram clara a sua rejeição a este Orçamento do Estado e a esta política de ataque ao Ensino Superior público e aos direitos dos estudantes», sublinha a Juventude Comunista Portuguesa.
Em nota divulgada na sua página da Internet, a JCP considera que «mais cortes significam mais propinas, mais taxas e emolumentos, menos bolsas e pior Acção Social Escolar (ASE), menos condições materiais e humanas nas escolas, agravamento da situação de asfixia financeira das instituições, mais estudantes a serem forçados a deixar o Ensino Superior devido aos seus elevados custo», e apela aos estudantes a prosseguirem a luta «pelo Ensino Superior democrático e para todos».
«Só com a luta derrotaremos este Orçamento, este Governo e esta política», insiste a organização revolucionária da juventude portuguesa, que no comunicado apela ao alargamento e convergência do protesto.
No final da manifestação ocorrida em Lisboa, entre a o Largo Camões e a Assembleia da República, os estudantes contaram com a solidariedade da deputada do PCP, Rita Rato.