«Secretas» devem explicações
O PCP requereu anteontem na Assembleia da República, com carácter de urgência, audições com o secretário-geral do SIRP, Júlio Pereira, e com o director do SIS, Horácio Pinto.
A proposta para ouvir os responsáveis das «secretas» foi formalizada junto do presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, na sequência de factos relacionados com o escândalo dos vistos «Gold», nomeadamente com a participação de agentes do SIS em operações de limpeza electrónica.
Em causa estão as eventuais ilegalidades cometidas por esses agentes, que foram observados por inspectores da PJ envolvidos numa dessas operações no gabinete do presidente do IRN, António Figueiredo, detido no âmbito da «Operação Labirinto», que investiga a atribuição de vistos «Gold».
«Encaramos esse episódio com grande preocupação, desde logo porque não vemos como é que operações dessa natureza cabem nas atribuições do SIS», afirmou a propósito o deputado comunista António Filipe, para quem este é mais um caso que vem mostrar a «falência dos mecanismos de fiscalização» das secretas.