Acção de contacto com
os membros do Partido

Intensificar o ritmo

Foi em Castro Verde, no intervalo da 8.ª Assembleia da Organização Regional de Beja do PCP, que encontrámos alguns dos militantes que, em duas freguesias do concelho de Serpa, estão a levar por diante a acção de contacto com os membros do Partido: Teresa Pires e Maria José Borralho, em Vale de Vargo, e Palmira Guerreiro, Virgínia Galamba e Henrique Vilalonga, em Vila Verde de Ficalho. Muito embora os resultados alcançados sejam até ao momento muito diferentes, como diversa é a realidade e a história de cada uma das freguesias, ambas as organizações contribuem decisivamente para a força e implantação do Partido naquela que é, no distrito de Beja, a maior organização concelhia, com cerca de um terço do total de militantes.

Comecemos, então, por Vale de Vargo, autêntico bastião comunista (dentro de outro, que é o concelho de Serpa). Aí, segundo conta Teresa Pires, da Comissão de Freguesia, a acção começou tarde, e mal, devido a problemas organizativos que atrasaram o arranque desta exigente tarefa. A partir de meados do ano, superadas as dificuldades e já com Maria José Borralho como responsável pela organização, avançou-se decididamente para os contactos, que prosseguem agora a bom ritmo e já com resultados visíveis. Entre eles, destaca-se o pagamento da quotização por todos os militantes contactados, o aumento do valor da quota por grande parte deles e a disponibilidade que muitos manifestaram para desempenhar tarefas partidárias.

Como sempre sucede, os êxitos alcançados não caem do céu, antes se devem à dedicação dos militantes, neste caso a um «núcleo duro» de cinco elementos (entre os quais se inclui a própria Teresa Pires), que tomaram em mãos esta tarefa e, até ao momento, fizeram dezenas de contactos porta a porta, conversando com todos e cada um dos militantes. Para que a acção esteja concluída até final do ano, é necessário intensificar o ritmo, sublinha Maria José Borralho, garantindo que os contactos serão feitos também ao fim-de-semana. Para a responsável, as disponibilidades reveladas nesta acção permitirão renovar e reforçar a Comissão de Freguesia, na assembleia que em breve se realizará.

Aproveitar a experiência

Na freguesia de Vila Verde de Ficalho, a acção está mais adiantada, com 85 por cento dos membros do Partido já contactados. O alargamento do número de militantes com as quotas em dia e o aumento do seu valor é, para já, o resultado mais saliente deste trabalho. Mas há muitas potencialidades ainda por explorar, garantem Palmira Guerreiro, Virgínia Galamba e Henrique Vilalonga (as duas primeiras integram a Comissão de Freguesia e a Comissão Concelhia de Serpa e o terceiro responde, nesta última, pela organização de freguesia).

Para os três responsáveis, o mérito pelo elevado índice de cumprimento desta acção reside na Comissão de Reformados, e na ligação constante desta com a Comissão de Freguesia. Muitos daqueles que integram a Comissão de Reformados têm, para além de uma grande disponibilidade de tempo (o que permite que os contactos sejam feitos em horário laboral), uma valiosa experiência de trabalho partidário, que colocam agora ao serviço desta acção. A Comissão de Freguesia, confessa Palmira Guerreiro, teve «apenas» que dividir os militantes a contactar pelos diversos membros da Comissão de Reformados, de modo a permitir a maior proximidade possível entre uns e outros.

Este envolvimento dos reformados – que, no Partido como na freguesia (como um pouco por todo o Alentejo), assumem um peso numérico muito significativo – não começou com a acção de contactos nem se limita a ela. A comissão, composta por oito elementos e com um secretariado de cinco, tem uma importância crescente na actividade e intervenção do Partido na freguesia. Na última assembleia de organização, realizada em Outubro, um dos seus membros passou mesmo a integrar a Comissão de Freguesia.

Mas esta assembleia ficou ainda marcada pela responsabilização de alguns jovens, valorizam os três responsáveis. Quanto às tarefas a empreender num futuro imedito, Palmira Guerreiro resume-as assim: «envolver os mais velhos e atrair os mais novos.»




Mais artigos de: PCP

Comunistas assim nunca partem

O desaparecimento de José Casanova, destacado dirigente do Partido Comunista Português, constitui uma perda imensa para o colectivo partidário. Prosseguir o combate que foi o seu é a melhor homenagem que se lhe pode prestar.

Força da resistência<br>da luta e da alternativa

O reforço do Partido, a luta contra a política de direita que afunda o País e o Alentejo e a afirmação de um caminho alternativo para a região dominaram os trabalhos da 8.ª Assembleia da Organização Regional de Beja do PCP, realizada no domingo, 16, em Castro Verde.

Levar a mudança ao Cabo

Mais de 200 militantes comunistas vindos de todo o País debateram, sábado, 15, o futuro da Festa do Avante! e as exigências que se colocam com a compra da Quinta do Cabo. O objectivo é aproveitar o alargamento do espaço para fazer uma Festa melhor.

Reforçar a frente antimonopolista

Num jantar com micro, pequenos e médios empresários, realizado em Lisboa no dia 14, Jerónimo de Sousa apelou à construção de uma «vasta frente antimonopolista, capaz de criar condições para uma verdadeira alternativa política».

Governo e política esgotados

Face ao estado de degradação económica, social e política e institucional a que chegou o País, este Governo PSD/CDS não pode manter-se em funções, reiterou Jerónimo de Sousa no comício do PCP em Évora.

Espaço de cultura progressista

As «Edições Avante!» e a «Página a Página – Divulgação do Livro» têm novas instalações, no Campo Grande, em Lisboa (número 220 A). No acto simbólico de inauguração da nova...

Encontro com CNJP

Uma delegação do PCP, dirigida pelo Secretário-geral, esteve reunida no dia 13 com a direcção da Comissão Nacional Justiça e Paz, incluindo o seu presidente Bruto da Costa. No final do encontro, Jerónimo de Sousa sublinhou a...