Encontro promove associação
Mais de 50 pessoas de vários concelhos, entre os quais representantes de associações e movimentos da região, participaram, dia 9, num plenário de agricultores familiares algarvios. A iniciativa realizada no edifício da na Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines e com o apoio desta, contou com a presença de três dirigentes da Confederação Nacional de Agricultura, entre os quais o seu coordenador, Pedro Santos.
No centro de debate estiveram a Política Agrícola Comum imposta pela UE e a situação do sector no Algarve, tendo sido particularmente criticadas as reduções dos apoios aos pequenos agricultores e o novo regime fiscal, a falta de diálogo por parte do Ministério da Agricultura e as dificuldades dos jovens agricultores, ou o compromisso de quem validou esta PAC, bem como da Organização Mundial do Comércio, para com o agronegócio.
Os agricultores reconheceram a importância do Encontro para se unirem, organizarem e desenvolverem a luta. Nesse sentido, foi criada uma comissão instaladora da Associação de Agricultores Familiares no Algarve.