Editorial

LUTAR, LUTAR SEMPRE

Maio confirmou Abril: o Dia do Trabalhador deu a continuidade que se impunha às expressivas comemorações do Dia da...
Opinião
A talhe de foice

A pouca-vergonha

Se um dia a História, e quem a faz, se derem ao trabalho de olhar para o «episódio do Orçamento 2013» deste...
Crónica Internacional

Ventos de guerra...

Os ataques da aviação israelita do final da passada semana e de domingo contra a Síria são um acto de guerra e...
Actual

A história deste 1.º de Maio

A história deste 1.º de Maio é feita em primeiro lugar de alegria, de determinação, de coragem, das centenas...
Actual

O exame da 4.ª classe

Na semana em que este Avante! se publica, mais de 103 mil crianças de nove e 10 anos terão pela primeira vez uma...
Actual

Nós

Não há liberdade onde há medo. Não importa de que medo falamos – medo de não comer, medo de...
PCP

O que o grande capital e os seus partidos mais temem

Porquê de tanta mobilização do grande capital e das forças e partidos que o defendem e servem para a desmobilização e divisão dos trabalhadores e das massas? Assistimos, a par da intensificação das medidas resultantes do pacto de agressão que atingem ferozmente os trabalhadores e o povo, ao crescimento da exploração de quem trabalha, adquirindo novas formas que apelidam de modernas e contemporâneas e que mais não são do que arte nova de bem explorar.

 

Em Foco

Afirmar a política e o governo patrióticos e de esquerda

O Comité Central do Partido Comunista Português, reunido a 5 de Maio de 2013, analisou aspectos da evolução da situação económica e social – traduzidos no agravamento da recessão e na degradação da situação social – e da crise política e institucional decorrente da acção do Governo que, à margem da lei e contra a Constituição, compromete o regular funcionamento das instituições perante a inteira cumplicidade do Presidente da República que age à revelia das suas responsabilidades e deveres constitucionais. O Comité Central debateu e definiu ainda as direcções fundamentais da intervenção política do PCP, com vista à concretização da urgente demissão do Governo, convocação de eleições, rejeição do pacto de agressão e derrota da política de direita, bem como da afirmação de uma política e um governo patrióticos e de esquerda. O Comité Central procedeu a uma avaliação da luta de massas e das medidas a adoptar para o seu desenvolvimento, fixou as tarefas essenciais à preparação das eleições autárquicas e ao trabalho com vista ao reforço orgânico do PCP.

 

A força da luta <br>na festa de Maio

Centenas de milhares de pessoas participaram nas manifestações, concentrações e outras iniciativas culturais, desportivas e lúdicas, que a CGTP-IN e as estruturas do movimento sindical unitário levaram a cabo em quatro dezenas de localidades.

PCP

Organização e luta dos trabalhadores

Mais de 500 pessoas ligadas ao mundo do trabalho participaram, no dia 4, na conferência «Álvaro Cunhal, organização e luta dos trabalhadores», realizada no Porto.

Centenário em Paris

No sábado é apresentada publicamente na Casa de Portugal André de Gouveia, em Paris, a associação...

Um mundo a explorar

No espaço em que está patente até ao dia 2 de Junho a magnífica exposição evocativa de Álvaro...

Não ao terminal de contentores

O PCP está contra a instalação do terminal de contentores da Trafaria e promoveu uma tribuna pública na freguesia para mobilizar contra esta intenção do Governo. 

Demissão!

O PCP anunciou na segunda-feira que comparecerá ao encontro proposto pelo Governo para dia 14, onde reafirmará «directa e...

O Militante

«Álvaro Cunhal e a Revolução de Abril» é o tema do dossier especial da...
Trabalhadores

Demissão é a solução

O movimento sindical unitário condenou firmemente as medidas anunciadas sexta-feira por Passos Coelho e insiste na mobilização para 25 de Maio, frente ao Palácio de Belém, para exigir do Presidente a demissão do Governo. «É tempo de uma alternativa política, capaz de assumir uma política alternativa», exigiu segunda-feira a CGTP-IN.

A luta faz-se ouvir

Na Sekurit e na SATA, na Conforlimpa e nos estabelecimentos prisionais, por razões específicas ou por motivos comuns, com origem na política de «austeridade», os trabalhadores deram nestes dias maior impacto público à sua luta.

Vitória na Serlima

A greve ao trabalho suplementar e em dias feriados, iniciada a 1 de Agosto, acabou por dar resultado na Serlima...
Assembleia da República

Devolver a esperança e o futuro

O PCP insiste na necessidade urgente de uma política alternativa que ponho cobro à actual política de desastre e que resgate o País do declínio económico e social.

Afundamento e declínio

Ideia muito matraqueada pelo PSD no debate foi a de que sem a troika o País teria colapsado. Foi o memorando e o financiamento que...

A patranha

À questão de saber onde se vai buscar o dinheiro –argumento recorrente da maioria, com o qual ameaça os portugueses...

Sem produção nem emprego nem riqueza

 

Pôr o País a produzir mais é uma necessidade imperiosa, reafirmaram com ênfase os deputados comunistas nas suas Jornadas Parlamentares realizadas nos passados dias 22 e 23 de Abril, em Viana do Castelo.

Protecção no desemprego

A existência de mais de um milhão e 500 mil trabalhadores no desemprego – dos quais apenas cerca de 400 mil recebem...

Agravar problemas

Alvo da crítica cerrada dos deputados comunistas nas suas Jornadas foi também a política de...

Olhar atento à realidade

Foto LUSA O Porto de Viana do Castelo é um exemplo elucidativo do «desprezo e da quase total...
Nacional

Reforçar a CDU

O acto público de apresentação dos cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Leiria, respectivamente Anabela Baptista e Filipe Reis, teve lugar no dia 29, no Centro Associativo Municipal da Cidade do Lis.

Confiança na Covilhã

José Pinto Almeida, actual presidente da Junta de Freguesia da Boidobra, é o candidato da CDU à Câmara da Covilhã. Vítor Reis lidera a lista à Assembleia Municipal.

A verdadeira face da agressão

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) condena os ataques do exército israelita à Síria, que constituem uma «inaceitável agressão à soberania e ao povo sírio».

Salvaguardar o futuro

Em Benavente a CDU escolheu o vice-presidente da Câmara Municipal, Carlos Coutinho, para ser o candidato à autarquia nas...

Mudar é necessário

No dia 25 de Abril foram apresentados os primeiros candidatos da CDU à Câmara (António...

Destruição dos CTT

O Grupo Parlamentar do PCP tinha agendado para ontem um debate de urgência na Assembleia da República para obrigar o Governo a...

AIL abre posto de atendimento

Em colaboração e com o apoio da Câmara e da Assembleia Municipal de Lisboa (AML), a Associação Nacional de...

JCP promove esclarecimento

A JCP levou a cabo, no início da semana, no Cais do Sodré, uma acção de contacto e de denúncia das...
Europa

À reconquista das Turquillas

Perto de meio milhar de activistas do Sindicato Andaluz de Trabalhadores (SAT) ocuparam, no dia 1 de Maio, a herdade militar das Turquillas, na localidade de Osuna, Sevilha.

Desilusão e protesto

Após as comemorações do 1.º de Maio, os franceses voltaram a sair às ruas, dia 5, onde exigiram a refundação da República e o fim das políticas de austeridade.

AKEL admite sair do euro

O parlamento cipriota aprovou, dia 30 de Abril, por uma diferença de dois votos (29 contra 27), o memorando de entendimento com a...
Internacional

Química da guerra

As Nações Unidas ilibam o governo liderado por Bashar al-Assad do uso de armas químicas na guerra provocada por grupos armados que prossegue na Síria. A declaração surge depois de Israel ter bombardeado o território.

O trabalho saiu à rua

O Dia do Trabalhador foi uma jornada contra o aumento da exploração e outros retrocessos que o capital pretende impor a pretexto da crise do sistema, e de defesa das liberdades democráticas e do progresso.

Cuba reconhecida

O director-geral da Agência das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) endereçou a...

FARC-EP optimistas e firmes

No final de um novo ciclo das conversações de paz entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia...

Onde há Partido

Às vezes, só pela ausência compreendemos o verdadeiro valor do que temos. É quando falta a luz que nos lembramos...
Temas

A hora das grandes decisões

Tanto Jukov como Vasilievski sabiam que o Exército Vermelho não estaria em condições de lançar uma contra-ofensiva poderosa e suficiente antes de 15 a 20 de Novembro. Mas sabiam, igualmente, que a Alemanha nazi perdera possibilidades de executar, plenamente, o seu plano estratégico para 1942 porque os recursos disponíveis, após terríveis perdas sustentadas, eram inferiores ao mínimo necessário para tornar exequível a conquista do Cáucaso e da histórica e simbólica Stalinegrado, assim como dos deltas do Dão e do Volga.

 

Argumentos
TVisto

O último recurso

RTP1, «Sexta às 9»: uma reportagem informa-nos sobre o que designa por «o lado mais negro da crise». E...
Religiões

Cambalhotas do grande capital

«Foram precisas as mentes brilhantes da Goldman Sachs para se perceber a simples verdade de que nada é mais valioso do que o...
Aconteceu

Prisões sobrelotadas

Metade das prisões europeias estão sobrelotadas, segundo dados revelados, dia 3, pelo Conselho da Europa, relativos a 2011....

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Hoje Lisboa Desfile...

A semana em resumo