A talhe de foice
A pouca-vergonha
Crónica Internacional
Ventos de guerra...
Actual
A história deste 1.º de Maio
Actual
O exame da 4.ª classe
Actual
Nós

PCP
O que o grande capital e os seus partidos mais temem
Porquê de tanta mobilização do grande capital e das forças e partidos que o defendem e servem para a desmobilização e divisão dos trabalhadores e das massas? Assistimos, a par da intensificação das medidas resultantes do pacto de agressão que atingem ferozmente os trabalhadores e o povo, ao crescimento da exploração de quem trabalha, adquirindo novas formas que apelidam de modernas e contemporâneas e que mais não são do que arte nova de bem explorar.

Cartazes

Afirmar a política e o governo patrióticos e de esquerda
O Comité Central do Partido Comunista Português, reunido a 5 de Maio de 2013, analisou aspectos da evolução da situação económica e social – traduzidos no agravamento da recessão e na degradação da situação social – e da crise política e institucional decorrente da acção do Governo que, à margem da lei e contra a Constituição, compromete o regular funcionamento das instituições perante a inteira cumplicidade do Presidente da República que age à revelia das suas responsabilidades e deveres constitucionais. O Comité Central debateu e definiu ainda as direcções fundamentais da intervenção política do PCP, com vista à concretização da urgente demissão do Governo, convocação de eleições, rejeição do pacto de agressão e derrota da política de direita, bem como da afirmação de uma política e um governo patrióticos e de esquerda. O Comité Central procedeu a uma avaliação da luta de massas e das medidas a adoptar para o seu desenvolvimento, fixou as tarefas essenciais à preparação das eleições autárquicas e ao trabalho com vista ao reforço orgânico do PCP.

A força da luta <br>na festa de Maio
Centenas de milhares de pessoas participaram nas manifestações, concentrações e outras iniciativas culturais, desportivas e lúdicas, que a CGTP-IN e as estruturas do movimento sindical unitário levaram a cabo em quatro dezenas de localidades.

Descentralização, democracia e desenvolvimento regional

Organização e luta dos trabalhadores
Congresso sobre Álvaro Cunhal
Centenário em Paris
Um mundo a explorar

Não ao terminal de contentores
O PCP está contra a instalação do terminal de contentores da Trafaria e promoveu uma tribuna pública na freguesia para mobilizar contra esta intenção do Governo.
Demissão!

O Militante

Demissão é a solução
O movimento sindical unitário condenou firmemente as medidas anunciadas sexta-feira por Passos Coelho e insiste na mobilização para 25 de Maio, frente ao Palácio de Belém, para exigir do Presidente a demissão do Governo. «É tempo de uma alternativa política, capaz de assumir uma política alternativa», exigiu segunda-feira a CGTP-IN.

A luta faz-se ouvir
Na Sekurit e na SATA, na Conforlimpa e nos estabelecimentos prisionais, por razões específicas ou por motivos comuns, com origem na política de «austeridade», os trabalhadores deram nestes dias maior impacto público à sua luta.

Vitória na Serlima

Devolver a esperança e o futuro
O PCP insiste na necessidade urgente de uma política alternativa que ponho cobro à actual política de desastre e que resgate o País do declínio económico e social.
Afundamento e declínio
A patranha

Sem produção nem emprego nem riqueza
Pôr o País a produzir mais é uma necessidade imperiosa, reafirmaram com ênfase os deputados comunistas nas suas Jornadas Parlamentares realizadas nos passados dias 22 e 23 de Abril, em Viana do Castelo.
Protecção no desemprego

Agravar problemas

Olhar atento à realidade

Reforçar a CDU
O acto público de apresentação dos cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Leiria, respectivamente Anabela Baptista e Filipe Reis, teve lugar no dia 29, no Centro Associativo Municipal da Cidade do Lis.
Confiança na Covilhã
José Pinto Almeida, actual presidente da Junta de Freguesia da Boidobra, é o candidato da CDU à Câmara da Covilhã. Vítor Reis lidera a lista à Assembleia Municipal.
A verdadeira face da agressão
O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) condena os ataques do exército israelita à Síria, que constituem uma «inaceitável agressão à soberania e ao povo sírio».
Salvaguardar o futuro
Outro caminho para o Bombarral

Mudar é necessário

Devolver a autarquia ao povo
Destruição dos CTT
AIL abre posto de atendimento
JCP promove esclarecimento

À reconquista das Turquillas
Perto de meio milhar de activistas do Sindicato Andaluz de Trabalhadores (SAT) ocuparam, no dia 1 de Maio, a herdade militar das Turquillas, na localidade de Osuna, Sevilha.

Desilusão e protesto
Após as comemorações do 1.º de Maio, os franceses voltaram a sair às ruas, dia 5, onde exigiram a refundação da República e o fim das políticas de austeridade.
AKEL admite sair do euro

Alemães lutam por salários

A «crise» e a igualdade dos géneros

Química da guerra
As Nações Unidas ilibam o governo liderado por Bashar al-Assad do uso de armas químicas na guerra provocada por grupos armados que prossegue na Síria. A declaração surge depois de Israel ter bombardeado o território.

O trabalho saiu à rua
O Dia do Trabalhador foi uma jornada contra o aumento da exploração e outros retrocessos que o capital pretende impor a pretexto da crise do sistema, e de defesa das liberdades democráticas e do progresso.
Cuba reconhecida
FARC-EP optimistas e firmes
Onde há Partido

A hora das grandes decisões
Tanto Jukov como Vasilievski sabiam que o Exército Vermelho não estaria em condições de lançar uma contra-ofensiva poderosa e suficiente antes de 15 a 20 de Novembro. Mas sabiam, igualmente, que a Alemanha nazi perdera possibilidades de executar, plenamente, o seu plano estratégico para 1942 porque os recursos disponíveis, após terríveis perdas sustentadas, eram inferiores ao mínimo necessário para tornar exequível a conquista do Cáucaso e da histórica e simbólica Stalinegrado, assim como dos deltas do Dão e do Volga.
TVisto
O último recurso
Economia
Cortes na despesa e redução de custos
Religiões
Cambalhotas do grande capital

Comissão Europeia agrava as previsões
Municípios contra lei da água
Prisões sobrelotadas

PER ficou aquém das metas

Conto de Álvaro Cunhal ilustrado por crianças
