Editorial

UM ANO DE PACTO DE AGRESSÃO

O Comité Central do PCP, reunido no passado fim-de-semana, debruçou-se sobre um vasto conjunto de matérias relacionadas...
Opinião
Actual

O interesse dos contribuintes

Por denúncia do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses o país ficou a saber que estão a ser contratados enfermeiros a...
Actual

3,96

3,96€, soube-se esta semana, é o montante que os enfermeiros agora contratados para estabelecimentos de saúde ligados...
Actual

No bom caminho

Diz a notícia: «furtos para comer disparam nos supermercados» - e explica que «o número de pessoas que roubam...
A talhe de foice

Protestos

Um coro de protestos ecoa na sociedade portuguesa, contra a devastação em curso desencadeada pelo Governo Passista. Não...
PCP

O ataque à lei da IVG e o pacto de agressão

As notícias vindas a público revelam que estão a ser dados novos passos na concertação de esforços entre sectores políticos e sociais da direita mais conservadora visando a adopção de medidas, por parte do actual Governo do PSD/CDS, que dificultem o cumprimento da Lei 16/2007 no Serviço Nacional de Saúde, tendo como objectivo a anulação prática da vontade expressa pelos portugueses no referendo que deu significativa vitória ao Sim à despenalização do aborto (59,25% dos votos).

Crónica Internacional

Um Franco no Paraguai

Travestido de espúria legitimidade institucional, o golpe de estado que destituiu no Paraguai o Presidente Fernando Lugo, é uma...
Em Foco

Preparar o XIX Congresso dinamizando a luta contra o pacto de agressão

O Comité Central do PCP, reunido a 30 de Junho e 1 de Julho de 2012, procedeu a uma avaliação da situação económica e social do País um ano após a entrada em vigor do pacto de agressão e da tomada de posse do Governo PSD/CDS; analisou o importante movimento de luta que se tem desenvolvido por todo o País; sublinhou e valorizou a importância da moção de censura apresentada pelo PCP enquanto exigência de ruptura com a política de direita e de afirmação de uma política patriótica e de esquerda; apreciou os mais recentes desenvolvimentos no processo de integração capitalista na União Europeia. O Comité Central do PCP procedeu a um balanço da primeira fase do debate preparatório do XIX Congresso, aprovou o regulamento da terceira fase e fixou as características que orientarão a elaboração da proposta do futuro Comité Central, aprovou uma Resolução sobre as comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal e apontou linhas de orientação para a intervenção política e o reforço do Partido.

Centenário de Álvaro Cunhal

Vida, pensamento e luta:
exemplo que se projecta na actualidade e no futuro

Em 2013 perfazem-se 100 anos sobre o nascimento de Álvaro Cunhal. Comemorar o seu centenário é uma homenagem incontornável, do Partido Comunista Português, dos democratas e patriotas, da classe operária, dos trabalhadores, da juventude, dos intelectuais, dos homens e mulheres da ciência, da arte, da cultura, do povo português, àquele que foi um dos mais consequentes lutadores pela liberdade, a democracia, o socialismo e o comunismo.
Álvaro Cunhal é no século XX e na passagem para o século XXI em Portugal, a personalidade que mais se destacou na luta pelos valores da emancipação social e humana, com forte projecção no plano mundial, designadamente como um dos mais conhecidos e prestigiados dirigentes do movimento comunista internacional.

PCP

Firme opção de classe

Coerente com a sua natureza de classe, o PCP está sempre ao lado dos trabalhadores que lutam em defesa dos seus postos de trabalho, por salários justos e contra a precariedade.

Revelar talentos, promover a Festa

Os festivais de bandas que a JCP promove em todo o País, de apuramento para o Palco Novos Valores da Festa do Avante!, são um notável factor de democratização da cultura.

Organizar para lutar

No passado sábado, 140 delegados participaram na 9.ª Assembleia da Organização da Cidade...

PCP exige respostas

O tempo veio dar razão ao PCP quando, faz agora um ano, questionou a «retórica de boas intenções» e as «boas palavras» proclamadas no Programa do Governo sobre o sistema judicial português.

Esclarecimento do PCP

O PCP enviou aos órgãos de comunicação social, no dia 27 de Junho, um esclarecimento sobre a sua...

CT de Paço de Arcos

Os comunistas da freguesia de Paço de Arcos, no concelho de Oeiras, assinalaram em festa o segundo aniversário da abertura do...

Rectificação

Na notícia que há uma semana publicámos sobre o funeral da camarada Conceição Morais, por lapso...
Trabalhadores

Prosseguir a luta

Centenas de trabalhadores do sector das cantinas, refeitórios e fábricas de refeições de todo o País manifestaram-se, quinta-feira, em Lisboa, em defesa do Contrato Colectivo de Trabalho, por melhores salários e condições de trabalho e contra a precariedade, os horários de trabalho escravizantes e as alterações ao Código do Trabalho. O protesto contou com a presença e solidariedade de Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP-IN, que exigiu «respeito por quem trabalha».

Verão de acção

O Conselho Nacional da CGTP-IN convocou para hoje um Plenário Nacional de Sindicatos para discutir as alterações à legislação laboral e as medidas a tomar no futuro.

CGTP-IN apresenta propostas

Sob o lema «A Segurança Social pública, solidária e universal», a CGTP-IN realizou, quinta-feira, um...

Protesto na Covilhã

LUSA O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, foi alvo de protestos, quinta-feira, na Covilhã,...

Limpeza em luta

Em greve, durante 24 horas, centenas de trabalhadores da ESABE, empresa que efectua limpeza nos comboios e...
Assembleia da República

Salvar o SNS do colapso

É «verdadeiramente dramática» a situação do direito à saúde e do instrumento que o garante - o Serviço Nacional de Saúde. A gravidade do quadro presente é de tal ordem que o PCP não hesita em lançar um apelo: «É preciso salvar o Serviço Nacional de Saúde».

Nova cortina de fumo

É nas políticas do pacto de agressão e da troika, nas políticas do Governo PSD/CDS-PP e nas práticas do...
Nacional

Qualidade e actualidade

Começou ontem a 29.ª edição do Festival de Teatro de Almada, que se prolonga até ao dia 18 de Julho.

Tribuna Pública em Lisboa

A Associação dos Bolseiros de Investigação Cientifica (ABIC) promove, hoje, às 15 horas, uma acção de protesto, frente ao Ministério da Educação e Ciência, pelo fim dos atrasos nos pagamentos das bolsas e da Segurança Social.

Encerramento de tribunais

Cerca de 400 autarcas manifestaram-se quinta-feira, em Lisboa, junto ao Ministério da Justiça, em...

Piquenicão Nacional

Promovido pela Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI), no dia 15 de Julho, entre as 10 e as 18...
Europa

Crise para durar

O propalado acordo na cimeira da Zona Euro sobre a possibilidade de recapitalização directa da banca e a compra de dívida dos Estados através do fundo europeu foi a moeda de troca para o desbloqueamento do pacto orçamental.

Futuro ameaçado

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) alerta que os cortes «sem precedentes» no sector público têm vindo a deteriorar a segurança de emprego e os salários dos funcionários públicos na Europa.

Mulheres do carvão

Centenas de mulheres das localidades mineiras das Astúrias, concentraram-se, dia 28, frente à sede...

Solidária com o povo

A deputada do PCP ao Parlamento Europeu, Inês Zuber, e Maurício Miguel, do secretariado da representação do PCP no...

Eleição na Islândia

Olafur Grimsson foi reeleito para o quinto mandato de presidente da Islândia, obtendo 52,8 por cento dos votos, no sufrágio...

Desde Assunção

Escrevo na saída de Assunção. A visita que a delegação do GUE/NGL fez ao...
Internacional

Mercosul suspende Paraguai

A Cimeira de Chefes de Estado do Mercado Comum do Sul (Mercosul) aprovou,  dia 30, a entrada da Venezuela no espaço económico e ratificou a suspensão do Paraguai, face à ruptura do regime democrático neste país.

Conflito superado

O governo da Bolívia assinou um acordo, dia 27, com representantes das forças policiais, pondo termo a um conflito marcado por actos violentos, que ameaçava desembocar numa tentativa de golpe de Estado.

A nossa luta continuará

Reagindo à declaração do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, que a 11 de Junho garantiu que a única...

Gaza sob fogo sionista

Dezasseis palestinianos, dos os quais cinco crianças, morreram em resultado dos cerca de 40 ataques israelitas realizados no...
Temas

«Vasco, nome de Abril»

A Associação Conquistas da Revolução promoveu, sábado, na Voz do Operário, em Lisboa, uma iniciativa de homenagem ao General Vasco Gonçalves, na passagem do sétimo aniversário da sua morte. Para este grupo de cidadãos, civis e militares, amantes da liberdade e da democracia, este é o momento oportuno para reflectir sobre a figura ímpar do General Vasco Gonçalves, a sua dimensão ética, moral e política, o seu exemplo de dedicação ao País e aos portugueses, a sua simplicidade e transparência e sobretudo a sua luta por uma sociedade mais justa e mais fraterna.

Algumas notas sobre o óbvio

Esclarecer o óbvio é uma necessidade sempre presente no combate ideológico contra os nossos adversários e, sobretudo, o inimigo de classe. Essa tarefa assume na actualidade um carácter revolucionário porque o capital usa todas as armas ao seu dispor para confundir e manipular as consciências. A comunicação social nos nossos dias reproduz como nunca a ideologia dominante. Seja na TV, na rádio ou nos jornais.

Argumentos
TVisto

Uma espécie de segredo

Digamos que a pouco e pouco, mas a um ritmo que progressivamente se veio acelerando, a televisão tem vindo a informar-nos de que foram...
Aconteceu

Desemprego não recua

A taxa de desemprego em Portugal situou-se nos 15,2 por cento em Maio, valor idêntico ao de Abril, subindo uma décima tanto na...

Barreiro mais bonito

Mais de 1300 voluntários participaram no dia 30 numa acção de limpeza e requalificação urbana promovida...

Espanha vence Euro 2012

A Espanha conquistou o Euro 2012 ao bater por uns contundentes 4-0 a Itália, na final disputada domingo, 1, em Kiev, Ucrânia....

Gás e electricidade mais caros

Empresas e famílias passaram a ter desde domingo as suas facturas de gás e electricidade agravadas, em consequência dos...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sábado, 7 de Julho...

A semana em resumo

Frases

«O que Passos Coelho não disse – e que admito que provavelmente não...