Santa Maria da Feira

Câmara com o Governo na extinção de freguesias

O Exe­cu­tivo da Câ­mara Mu­ni­cipal de Santa Maria da Feira apre­sentou, re­cen­te­mente, um es­tudo prévio sobre a re­forma ad­mi­nis­tra­tiva, onde se propõe ex­tin­guir fre­gue­sias no con­celho. Em co­mu­ni­cado, a CDU re­a­firma que não vai «as­sumir o papel de car­rasco de fre­gue­sias» e lembra que a «po­pu­lação não deu, em mo­mento algum, man­dato elei­toral para a li­qui­dação de fre­gue­sias», para além de o Go­verno, até ao mo­mento, ainda não ter sido «capaz de iden­ti­ficar qual­quer be­ne­fício ob­jec­tivo re­sul­tante deste in­com­pre­en­sível pro­cesso de des­ca­rac­te­ri­zação do mapa do Poder Local».

Com este es­tudo, acusam os eleitos do PCP, a Câ­mara «co­loca-se cla­ra­mente numa po­sição sub­ser­vi­ente em re­lação ao Go­verno PSD/​CDS e aos seus pro­jectos in­jus­ti­fi­cados e sem fun­da­men­tação de ex­tin­guir cen­tenas de fre­gue­sias e de des­fi­gurar por com­pleto o Poder Local de­mo­crá­tico».

«Nisto, atro­pela os­ten­si­va­mente a le­gí­tima po­sição de muitas fre­gue­sias, que, através das res­pec­tivas As­sem­bleias de Fre­guesia, já se pro­nun­ci­aram cla­ra­mente contra a ex­tinção, através de mo­ções apro­vadas por largas mai­o­rias, que devem pre­va­lecer vin­cu­la­ti­va­mente, con­forme re­co­nheceu a pró­pria As­so­ci­ação Na­ci­onal de Mu­ni­cí­pios Por­tu­gueses», de­fendem os co­mu­nistas.

No co­mu­ni­cado, dá-se ainda conta que a lei 22/​2012 não é, por si, «si­nó­nimo de ex­tinção de fre­gue­sias» e que com a sua pu­bli­cação «ne­nhuma fre­guesia está au­to­ma­ti­ca­mente li­qui­dada». «A ex­tinção obri­gará à apro­vação, em con­creto, na As­sem­bleia da Re­pú­blica das leis, em rigor, lei a lei, que te­nham como ob­jec­tivo ex­tin­guir fre­gue­sias. Ve­remos, então, que par­tidos irão votar fa­vo­ra­vel­mente a li­qui­dação de fre­gue­sias no mu­ni­cípio de Santa Maria da Feira», acen­tuam os eleitos do PCP.



Mais artigos de: Nacional

Qualidade e actualidade

Co­meçou ontem a 29.ª edição do Fes­tival de Te­atro de Al­mada, que se pro­longa até ao dia 18 de Julho.

Tribuna Pública em Lisboa

A As­so­ci­ação dos Bol­seiros de In­ves­ti­gação Ci­en­ti­fica (ABIC) pro­move, hoje, às 15 horas, uma acção de pro­testo, frente ao Mi­nis­tério da Edu­cação e Ci­ência, pelo fim dos atrasos nos pa­ga­mentos das bolsas e da Se­gu­rança So­cial.

«12 Fugas das Prisões de Salazar»

No dia 13 de Junho, foi apresentado, na Biblioteca Municipal de Beja, o livro 12 Fugas das Prisões de Salazar, de Jaime Serra. Na iniciativa, o autor começou por saudar «todo o povo alentejano» que «tão elevada contribuição deu, com a sua luta, para o derrube da...

Cavaco ouve apupos da população

Na inauguração do novo Parque Urbano de Castro Daire, uma centena de pessoas receberam, no dia 24, o Presidente da República com apupos e protestos contra as portagens na A24, o encerramento do Tribunal de Castro Daire e dos serviços de saúde. «Vamos...

Encerramento de tribunais

Cerca de 400 autarcas manifestaram-se quinta-feira, em Lisboa, junto ao Ministério da Justiça, em protesto contra o novo mapa judiciário que prevê o encerramento de 54 tribunais.

Piquenicão Nacional

Promovido pela Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI), no dia 15 de Julho, entre as 10 e as 18 horas, terá lugar, no Parque do Carril, em Alpiarça, o XVII Piquenicão Nacional. A iniciativa, onde são esperadas mais de três mil pessoas, conta com a...