Esclarecimento do PCP

O PCP enviou aos órgãos de comunicação social, no dia 27 de Junho, um esclarecimento sobre a sua posição relativamente ao chamado «Congresso democrático das alternativas» e sobre a qual muito se especulou. Transcrevemos em seguida a nota do Gabinete de Imprensa do Partido.

«Face a várias solicitações de diferentes órgãos de comunicação social o PCP julga necessário esclarecer:

«A propósito do anúncio de um referido “Congresso democrático das alternativas” têm sido atribuídas ao PCP alegadas posições de “bom acolhimento” ou “demarcação”. Importa assim sublinhar que: não são possíveis “demarcações” de algo a que se é totalmente alheio e sobre o qual ainda não se tinha pronunciado; como é igualmente absurda qualquer confusão entre uma mera informação para dar a conhecer algo inteiramente já decidido e formatado por terceiros, com um qualquer alegado “bom acolhimento” que só abusivamente pode ser invocado.

«Num quadro em que, movidos por uma sincera inquietação com o rumo de desastre do País, alguns se possam sentir atraídos pela iniciativa, o PCP considera necessário desde já registar a sua clara reserva quanto à sua natureza e origem.

«O PCP sublinha que qualquer alternativa real – inseparável do desenvolvimento da luta dos trabalhadores e do povo e incompatível com actos sectários e de objectiva marginalização – exige uma clara ruptura com a política de direita e os seus promotores nos últimos 36 anos (e não só com o actual Governo) e a rejeição do pacto de agressão (e não com um pretendido reajustamento quanto à sua aplicação).»



Mais artigos de: PCP

Firme opção de classe

Coerente com a sua natureza de classe, o PCP está sempre ao lado dos trabalhadores que lutam em defesa dos seus postos de trabalho, por salários justos e contra a precariedade.

Revelar talentos, promover a Festa

Os festivais de bandas que a JCP promove em todo o País, de apuramento para o Palco Novos Valores da Festa do Avante!, são um notável factor de democratização da cultura.

Organizar para lutar

No passado sábado, 140 delegados participaram na 9.ª Assembleia da Organização da Cidade do Porto do PCP. A abrir, Belmiro Magalhães, membro do Comité Central e responsável pela organização concelhia, referiu que a assembleia contou...

PCP exige respostas

O tempo veio dar razão ao PCP quando, faz agora um ano, questionou a «retórica de boas intenções» e as «boas palavras» proclamadas no Programa do Governo sobre o sistema judicial português.

<i>O Militante</i> está nas bancas

Contra os monopólios – É tempo de dizer basta! é o título de capa da edição de Julho/Agosto da revista O Militante, à venda a partir de hoje. Ainda na capa, chama-se a atenção para quatro artigos: Os grupos económicos...

CT de Paço de Arcos

Os comunistas da freguesia de Paço de Arcos, no concelho de Oeiras, assinalaram em festa o segundo aniversário da abertura do Centro de Trabalho do PCP na zona histórica da freguesia. No convívio, realizado no dia 23 de Junho, participaram dezenas de militantes e simpatizante do PCP, um...

Rectificação

Na notícia que há uma semana publicámos sobre o funeral da camarada Conceição Morais, por lapso atribuímos à dirigente do MDM Regina Marques afirmações proferidas por Luísa Araújo, membro do Secretariado do Comité Central do Partido. Pelo...