Tribuna Pública em Lisboa
A Associação dos Bolseiros de Investigação Cientifica (ABIC) promove, hoje, às 15 horas, uma acção de protesto, frente ao Ministério da Educação e Ciência, pelo fim dos atrasos nos pagamentos das bolsas e da Segurança Social.
Ataque às condições de trabalho e de vida
No local, a ABIC vai realizar uma tribuna pública, que pretende recolher testemunhos directos dos bolseiros, de modo a que estes «façam ouvir a sua voz», que serão entregues à tutela, dando assim uma resposta forte ao pedido de exemplos concretos de «problemas e abusos» do Estatuto do Bolseiro de Investigação, que a secretária de Estado da Ciência fez na última reunião com a ABIC.
«Os bolseiros de investigação têm vindo a sofrer, em particular nos últimos meses, severos ataques às suas condições de trabalho e de vida», refere, em comunicado, a Associação, que não aceita «os atrasos sem precedentes no início, na renovação ou nos pagamentos dos bolsas, com consequências gravíssimas e imorais na vida dos bolseiros e suas famílias».
A ABIC contesta, de igual forma, «os atrasos nos reembolsos do Seguro Social Voluntário (SSV), que levam a que muitos bolseiros suspendam as suas contribuições para o SSV, pondo em causa a sua protecção social mínima».
«É urgente lembrar a incomportável perda de poder de compra de quem não vê as bolsas actualizadas desde 2003», denuncia a ABIC, lamentando que, apesar dos elevados níveis de qualificação, e da importância e peso dos bolseiros no Sistema Cientifico e Tecnológico Nacional, o «Estatuto do Bolseiro de Investigação continua a impor condições de extrema precariedade».