Qualidade e actualidade
Começou ontem a 29.ª edição do Festival de Teatro de Almada, que se prolonga até ao dia 18 de Julho.
18 produções, num total de 45 sessões
A programação, como explica Joaquim Benite, director do Festival, é «marcada pelo contexto da crise económica que o País atravessa», tendo-se apostado numa «criteriosa e oportuna selecção dos espectáculos apresentados», com vista a manter «a qualidade, a diversidade e a actualidade» de edições anteriores, que tem levado a imprensa internacional a considerar o Festival de Almada como um dos de maior relevo na Europa.
Assim, entre 4 e 18 de Junho, em 11 teatros de Almada e Lisboa, o Festival apresenta 18 produções (sete portuguesas e 11 internacionais), num total de 45 sessões – para além de um programa de Actos Complementares, que inclui colóquios, debates com criadores e exposições documentais e de Artes Plásticas.
«O Mercador de Veneza», de Shakespeare, estará em cena hoje e amanhã no Teatro Municipal de Almada, e regressa em Outubro já como parte da programação regular do Teatro. Em estreia, e com produção portuguesa, sobe ainda ao palco «Enquanto vivermos» (de 5 a 8, Culturgest) e «O Sr. Ibrahim e as flores do cão» (16 e 17, Fórum Romeu Correia). A estas três estreias junta-se «Faust Fantasia» (9 e 10, São Luiz), «Mais ou menos Zero» (13 e 14, Centro Cultural de Belém), «A véspera do dia final» (10 e 11, Teatro Nacional D. Maria III), «Para Louis de Funés» (6 e 7 Instituto Franco-Português), «Murmure des Murs» (12 a 15, Culturgest), «Quai Faire? Le Retour» (14, Almada), «Nora» (6 a 9, Maria Matos), «Dois de nós» (11, Palco Grande), «Habito» (7, Palco Grande) e «Lisboa» (9, Largo do Teatro São Carlos). Ontem, subiu ao palco, na Escola D. António Costa, «La Edad de Oro».
O público deste Festival terá ainda a oportunidade de ver «O sonho da razão» (5 a 8, Teatro do Bairro Alto), «Herodíades» (5 a 14, Teatro Politécnica), «A controvérsia de Valladolid» (18, Palco da Escola D. António Costa), «Sagração da Primavera» - acompanhada pela curta-metragem «La Valse» (12 e 13, Teatro Municipal de Almada».
A personalidade do mundo do teatro homenageada em 2012 é a actriz Cecília Guimarães, e o autor do Cartaz deste ano é o pintor José Loureiro.