Solidária com o povo
Solidariedade com o povo do Paraguai
A deputada do PCP ao Parlamento Europeu, Inês Zuber, encontrou-se com o presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, recentemente deposto por um golpe de Estado institucional. O encontro decorreu na capital do país, Assunção, onde a delegação do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica, que Inês Zuber integrava, esteve nos dias 1 e 2.
No encontro com o presidente Lugo, a delegação (que integrava ainda o deputado da Esquerda Unida de Espanha Willy Meyer e Miguel Maurício, do secretariado da representação do PCP no PE) comprometeu-se a envidar todos os esforços para que o Parlamento Europeu, à semelhança de estruturas regionais latino-americanas, condene o golpe de Estado que, na sua opinião, visa essencialmente abortar os programas de combate à exclusão social, à pobreza, a desigualdade social e continuar a permitir a acumulação de capital da oligarquia financeira e latifundiária.
Fernando Lugo agradeceu em nome do povo paraguaio a solidariedade demonstrada com esta deslocação dos deputados do GUE/NGL e afirmou a sua determinação em continuar a trabalhar para a restituição da legalidade democrática e para impedir o retrocesso das conquistas democráticas e sociais alcançadas no seu país. Para além do encontro com o presidente deposto, a delegação participou em encontros com organizações e personalidades que contestam o golpe e em actos de solidariedade promovidas pelas forças de resistência, onde reiterou a sua solidariedade com o povo paraguaio.
Inês Zuber seguiu em seguida para Caracas para participar no Fórum de São Paulo.