Esquerda Unitária no Paraguai

Solidária com o povo

A deputada do PCP ao Parlamento Europeu, Inês Zuber, e Maurício Miguel, do secretariado da representação do PCP no PE, integram uma delegação do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL), que esteve no Paraguai, nos dias 1 e 2, para expressar solidariedade ao povo paraguaio após o golpe de Estado que levou à destituição do presidente eleito, Fernando Lugo. 
A deputada do PCP juntou assim a sua voz a todos quantos exigem, nomeadamente na América Latina, o respeito pela vontade popular e o regresso à legalidade democrática neste país.
Inês Zuber e Maurício Miguel integram também a delegação do GUE/NGL que participa no XVIII Encontro do Fórum de S. Paulo, espaço de coordenação que congrega partidos comunistas e progressistas da América Latina.
O Encontro deste ano, subordinado ao tema «Os Povos do mundo contra o neoliberalismo e em luta pela paz», iniciou-se, dia 2, em Caracas, Venezuela, e termina amanhã, sexta-feira, 6.

Solidariedade com o povo do Paraguai

A deputada do PCP ao Parlamento Europeu, Inês Zuber, encontrou-se com o presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, recentemente deposto por um golpe de Estado institucional. O encontro decorreu na capital do país, Assunção, onde a delegação do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica, que Inês Zuber integrava, esteve nos dias 1 e 2.

No encontro com o presidente Lugo, a delegação (que integrava ainda o deputado da Esquerda Unida de Espanha Willy Meyer e Miguel Maurício, do secretariado da representação do PCP no PE) comprometeu-se a envidar todos os esforços para que o Parlamento Europeu, à semelhança de estruturas regionais latino-americanas, condene o golpe de Estado que, na sua opinião, visa essencialmente abortar os programas de combate à exclusão social, à pobreza, a desigualdade social e continuar a permitir a acumulação de capital da oligarquia financeira e latifundiária.

Fernando Lugo agradeceu em nome do povo paraguaio a solidariedade demonstrada com esta deslocação dos deputados do GUE/NGL e afirmou a sua determinação em continuar a trabalhar para a restituição da legalidade democrática e para impedir o retrocesso das conquistas democráticas e sociais alcançadas no seu país. Para além do encontro com o presidente deposto, a delegação participou em encontros com organizações e personalidades que contestam o golpe e em actos de solidariedade promovidas pelas forças de resistência, onde reiterou a sua solidariedade com o povo paraguaio.

Inês Zuber seguiu em seguida para Caracas para participar no Fórum de São Paulo.



Mais artigos de: Europa

Crise para durar

O propalado acordo na cimeira da Zona Euro sobre a possibilidade de recapitalização directa da banca e a compra de dívida dos Estados através do fundo europeu foi a moeda de troca para o desbloqueamento do pacto orçamental.

Futuro ameaçado

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) alerta que os cortes «sem precedentes» no sector público têm vindo a deteriorar a segurança de emprego e os salários dos funcionários públicos na Europa.

Mulheres do carvão

Centenas de mulheres das localidades mineiras das Astúrias, concentraram-se, dia 28, frente à sede do parlamento regional, em Oviedo, para exigir soluções para o sector do carvão, em greve há mais de um mês. O protesto coincidiu com o debate, em...

Eleição na Islândia

Olafur Grimsson foi reeleito para o quinto mandato de presidente da Islândia, obtendo 52,8 por cento dos votos, no sufrágio realizado dia 30. A sua principal adversária, a jornalista Thora Arnorsdottir, ficou-se pelos 33,16 por cento. Grimssom viu a sua popularidade aumentar quando se recusou, por...

Desde Assunção

Escrevo na saída de Assunção. A visita que a delegação do GUE/NGL fez ao Paraguai, com o objectivo expresso de condenar o golpe de Estado e demonstrar a nossa solidariedade internacionalista com o povo – a nossa, também, dos comunistas...