Actual
O interesse dos contribuintes
Actual
3,96
Actual
No bom caminho
A talhe de foice
Protestos
PCP
O ataque à lei da IVG e o pacto de agressão
As notícias vindas a público revelam que estão a ser dados novos passos na concertação de esforços entre sectores políticos e sociais da direita mais conservadora visando a adopção de medidas, por parte do actual Governo do PSD/CDS, que dificultem o cumprimento da Lei 16/2007 no Serviço Nacional de Saúde, tendo como objectivo a anulação prática da vontade expressa pelos portugueses no referendo que deu significativa vitória ao Sim à despenalização do aborto (59,25% dos votos).
Crónica Internacional
Um Franco no Paraguai
Preparar o XIX Congresso dinamizando a luta contra o pacto de agressão
O Comité Central do PCP, reunido a 30 de Junho e 1 de Julho de 2012, procedeu a uma avaliação da situação económica e social do País um ano após a entrada em vigor do pacto de agressão e da tomada de posse do Governo PSD/CDS; analisou o importante movimento de luta que se tem desenvolvido por todo o País; sublinhou e valorizou a importância da moção de censura apresentada pelo PCP enquanto exigência de ruptura com a política de direita e de afirmação de uma política patriótica e de esquerda; apreciou os mais recentes desenvolvimentos no processo de integração capitalista na União Europeia. O Comité Central do PCP procedeu a um balanço da primeira fase do debate preparatório do XIX Congresso, aprovou o regulamento da terceira fase e fixou as características que orientarão a elaboração da proposta do futuro Comité Central, aprovou uma Resolução sobre as comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal e apontou linhas de orientação para a intervenção política e o reforço do Partido.
Centenário de Álvaro Cunhal
Vida, pensamento e luta:
exemplo que se projecta na actualidade e no futuro
Em 2013 perfazem-se 100 anos sobre o nascimento de Álvaro Cunhal. Comemorar o seu centenário é uma homenagem incontornável, do Partido Comunista Português, dos democratas e patriotas, da classe operária, dos trabalhadores, da juventude, dos intelectuais, dos homens e mulheres da ciência, da arte, da cultura, do povo português, àquele que foi um dos mais consequentes lutadores pela liberdade, a democracia, o socialismo e o comunismo.
Álvaro Cunhal é no século XX e na passagem para o século XXI em Portugal, a personalidade que mais se destacou na luta pelos valores da emancipação social e humana, com forte projecção no plano mundial, designadamente como um dos mais conhecidos e prestigiados dirigentes do movimento comunista internacional.
Regulamento para o debate no Partido e eleição de delegados ao XIX Congresso do Partido Comunista Português
Firme opção de classe
Revelar talentos, promover a Festa
Os festivais de bandas que a JCP promove em todo o País, de apuramento para o Palco Novos Valores da Festa do Avante!, são um notável factor de democratização da cultura.
Organizar para lutar
PCP exige respostas
O tempo veio dar razão ao PCP quando, faz agora um ano, questionou a «retórica de boas intenções» e as «boas palavras» proclamadas no Programa do Governo sobre o sistema judicial português.
<i>O Militante</i> está nas bancas
Esclarecimento do PCP
CT de Paço de Arcos
Rectificação
Prosseguir a luta
Centenas de trabalhadores do sector das cantinas, refeitórios e fábricas de refeições de todo o País manifestaram-se, quinta-feira, em Lisboa, em defesa do Contrato Colectivo de Trabalho, por melhores salários e condições de trabalho e contra a precariedade, os horários de trabalho escravizantes e as alterações ao Código do Trabalho. O protesto contou com a presença e solidariedade de Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP-IN, que exigiu «respeito por quem trabalha».
Verão de acção
O Conselho Nacional da CGTP-IN convocou para hoje um Plenário Nacional de Sindicatos para discutir as alterações à legislação laboral e as medidas a tomar no futuro.
Trabalhadores contra austeridade
CGTP-IN apresenta propostas
Protesto na Covilhã
Limpeza em luta
Salvar o SNS do colapso
É «verdadeiramente dramática» a situação do direito à saúde e do instrumento que o garante - o Serviço Nacional de Saúde. A gravidade do quadro presente é de tal ordem que o PCP não hesita em lançar um apelo: «É preciso salvar o Serviço Nacional de Saúde».
Austeridade não joga com crescimento
O descalabro das contas públicas
Nova cortina de fumo
Qualidade e actualidade
Começou ontem a 29.ª edição do Festival de Teatro de Almada, que se prolonga até ao dia 18 de Julho.
Tribuna Pública em Lisboa
A Associação dos Bolseiros de Investigação Cientifica (ABIC) promove, hoje, às 15 horas, uma acção de protesto, frente ao Ministério da Educação e Ciência, pelo fim dos atrasos nos pagamentos das bolsas e da Segurança Social.
Câmara com o Governo na extinção de freguesias
«12 Fugas das Prisões de Salazar»
Cavaco ouve apupos da população
Encerramento de tribunais
Piquenicão Nacional
Crise para durar
Futuro ameaçado
Mulheres do carvão
Solidária com o povo
Eleição na Islândia
Desde Assunção
Mercosul suspende Paraguai
Conflito superado
Presidente sob tulela militar
A nossa luta continuará
Gaza sob fogo sionista
«Vasco, nome de Abril»
A Associação Conquistas da Revolução promoveu, sábado, na Voz do Operário, em Lisboa, uma iniciativa de homenagem ao General Vasco Gonçalves, na passagem do sétimo aniversário da sua morte. Para este grupo de cidadãos, civis e militares, amantes da liberdade e da democracia, este é o momento oportuno para reflectir sobre a figura ímpar do General Vasco Gonçalves, a sua dimensão ética, moral e política, o seu exemplo de dedicação ao País e aos portugueses, a sua simplicidade e transparência e sobretudo a sua luta por uma sociedade mais justa e mais fraterna.
Algumas notas sobre o óbvio
Esclarecer o óbvio é uma necessidade sempre presente no combate ideológico contra os nossos adversários e, sobretudo, o inimigo de classe. Essa tarefa assume na actualidade um carácter revolucionário porque o capital usa todas as armas ao seu dispor para confundir e manipular as consciências. A comunicação social nos nossos dias reproduz como nunca a ideologia dominante. Seja na TV, na rádio ou nos jornais.