Editorial
Opinião
PCP

À guerra do capital…<br>respondemos com luta social!

Quanto mais a economia mundial é empurrada para uma espiral recessiva mais as classes dominantes concentram e centralizam capital e poder. Desenvolve-se assim uma escalada de guerra contra os direitos dos trabalhadores e dos povos, contra a democracia, a soberania e a paz.

Actual

O exame

Na passada semana, a Revista Exame fez uma edição especial com as 500 maiores e melhores empresas de 2010. Vale a pena ler!...
Actual

Acima das possibilidades

Meses a fio de mistério, e agora finalmente se resolve o enigma. Andamos há meses, talvez anos, a ouvir como uma das...
Actual

Eles saber, sabem!

A política que o Governo está a tentar impor para os transportes públicos foi bem caracterizada pelo Partido na...
A talhe de foice

Arre macho!

Cavaco Silva, Presidente da República, e UGT, central sindical, marcaram a semana com intervenções políticas...
Crónica Internacional

Stiglitz, ideólogo do capitalismo

´O capitalismo tem assumido no tempo e no espaço diferentes formas de existência e os seus ideólogos nunca falaram a...
Em Foco

Pela sua saúde, lute

Promovida pelo Movimento de Utentes dos Serviços Públicos, centenas de pessoas participaram, dia 19 de Janeiro, em Lisboa, numa acção de protesto e rejeição à política que o Governo está e se prepara para implementar contra os direitos dos utentes e o próprio Serviço Nacional de Saúde (SNS), cujo objectivo final é a sua total liquidação e privatização.

Pela sua saúde, lute!

Promovida pelo Movimento de Utentes dos Serviços Públicos, centenas de pessoas participaram, dia 19 de Janeiro, em Lisboa, numa acção de protesto e rejeição à política que o Governo está e se prepara para implementar contra os direitos dos utentes e o próprio Serviço Nacional de Saúde (SNS), cujo objectivo final é a sua total liquidação e privatização.

PCP

Trazer mais mulheres para a luta

O pacto de agressão, para além do que representa de degradação das condições de vida dos trabalhadores e do povo, tem implicações acrescidas no estatuto e nos direitos das mulheres, concluiu o PCP num debate realizado no sábado.

Em ruptura com a política regional

Na véspera da assinatura do plano de ajustamento financeiro à Madeira, negociado desde Novembro entre o Governo Regional e o da República, Jerónimo de Sousa participou, no Funchal, numa audição sobre «Serviços Públicos e privatizações» e reuniu com entidades e organizações da área da Saúde.

Novos aumentos e reduções de serviços

As novas tarifas a impor nos serviços de transporte público e as significativas reduções a introduzir no serviço prestado por algumas empresas constitui, para o PCP, um «novo salto» na negação do direito à mobilidade dos portugueses.

Provedor dos interesses do capital

Um ano depois da reeleição de Cavaco Silva como Presidente da República, o País está «mais pobre, mais dependente e menos soberano», afirmou Francisco Lopes, numa declaração à imprensa na segunda-feira.

Trabalhadores

Congresso da CGTP-IN<br> com prioridade à luta

Image 9588

Amanhã e sábado realiza-se em Lisboa o 12.º Congresso da CGTP-IN, num contexto de intensa luta dos trabalhadores, nos últimos meses, em que nos sindicatos, federações e uniões também decorreu o debate preparatório da reunião magna da central. Desenvolvendo o lema «Portugal desenvolvido e soberano – Trabalho com direitos», o projecto de Programa de Acção afirma como prioridade do movimento sindical unitário «prosseguir e intensificar a luta contra esta política, pelo trabalho com direitos».

Os direitos são para defender

Mais de três mil trabalhadores participaram, sábado, em Guimarães, numa marcha em defesa das 40 horas semanais e contra as alterações à legislação laboral.

Marchar por trabalho com direitos

«Contra o desemprego, não fiques parado! Marcha pelo trabalho com direitos» foi o lema das acções da Interjovem/CGTP-IN contra a precariedade e o desemprego, entre dia 16 e ontem.

Vitória da dignidade na <i>PosTejo</i>

Com a força da luta, os trabalhadores da Postejo, em Benavente, forçaram a administração a pagar os salários de Dezembro e os subsídios de Natal, após dois dias de greve e a ameaça de outros três.

Luta nos transportes

Os trabalhadores das empresas públicas de transportes estarão em luta no dia 2 de Fevereiro. Num comunicado de segunda-feira da...

Luta na <i>Amarsul</i>

Em plenário realizado, anteontem, diante da administração da Amarsul, na Moita, os trabalhadores aprovaram por...

«Novas oportunidades»

Técnicos dos cursos das «Novas Oportunidades», contratados pelo Instituto do Emprego e da Formação...

Travar redução salarial

Os trabalhadores da SEAE, no Barreiro, recusaram em plenário a intenção da administração de reduzir o...

<i>Cerâmica Valadares</i>

Cerca de 200 trabalhadores da Cerâmica Valadares, em luta pelo direito ao emprego e ao pagamento dos...

<i>Panrico</i> despede 47

A Panrico está a proceder a um despedimento colectivo «ilegal» de 47 dos seus sete mil trabalhadores em Lisboa e...
Juventude

Organizar para lutar, resistir para vencer

A Direcção Nacional (DN) da JCP realizou, nos dias 14 e 15 de Janeiro, no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, a sua primeira reunião de 2012, onde analisou a situação política e social da juventude portuguesa, e traçou as linhas de orientação para o reforço da organização e da luta.

Assembleia da República

«Quem vai ser derrotado no futuro é o Governo»

«Um acordo onde alguns ganham muito mas a maioria perde em toda a linha». Assim resumiu o Secretário-geral do PCP o texto acordado pelo Governo, patrões e UGT, no qual, acusa, «não há uma medida para promover nem o crescimento nem o emprego» mas, ao invés, uma orientação clara para «aprofundar o modelo de crescimento assente nos baixos salários».

Nada que se aproveite

As reacções no Parlamento ao texto assinado por Governo, patrões e UGT na chamada concertação social...

Espiral de aumentos não pára

O PCP condenou os cortes nos serviços de transportes e o aumento das tarifas, considerando que tais medidas representam um «abandono das populações» e um «roubo aos utentes».

Suspender e reflectir

A «suspensão imediata do processo de reorganização curricular», abrindo espaço a um «processo de...

Asfixia à criação

O PCP reiterou o seu compromisso com a produção artística nacional, sublinhando que nunca...

Não à promiscuidade

O PCP defende o aperfeiçoamento do estatuto dos deputados, tendo em vista a necessidade de impedir a promiscuidade entre...

Soluções desadequadas

PSD e CDS-PP, com a abstenção do PS, aprovaram na generalidade a proposta de lei do Governo que define as regras...

Direitos violados

Os deputados comunistas não subscreveram o pedido de fiscalização da constitucionalidade do Orçamento do Estado....

Valorizar a cortiça

A menção no rótulo das garrafas de vinho do tipo de vedante nelas utilizado foi acolhida como uma medida positiva pelo...

Sobreiro

No texto alusivo à elevação do sobreiro a «árvore nacional de Portugal», publicado no Avante! da...
Nacional

Uma excelente programação

«Simplesmente complicado», de Thomas Bernhard, com direcção de um dos maiores encenadores do teatro mundial, Claus Peymann (pela primeira vez em Portugal), é o grande destaque da programação anual do Teatro Municipal de Almada (TMA) apresentada no dia 14 de Janeiro.

Estudantes em luta

Amanhã, 27, os estudantes das escolas secundárias e básicas do concelho de Almada vão manifestar-se, às 13...

Utentes contra aumentos

O Governo volta a impor, a partir de 1 de Fevereiro, um novo aumento dos títulos de transportes públicos, o terceiro nos...
Europa

Cerrada luta de classes na Grécia

Milhares de gregos cumpriram na terça-feira, 17, uma paralisação na região de Attica e manifestaram-se em Atenas contra a escalada na ofensiva antilaboral. Dois dias depois, o PAME interrompeu a farsa negocial que os sindicatos reformistas e o patronato levavam a cabo e chamou os trabalhadores a recrudescer a luta visando uma nova greve geral no início de Fevereiro.

Monti aplica receita FMI

O Conselho de Ministros (CM) italiano aprovou, sexta-feira, 20, um pacote que avança na liberalização da economia, atingindo, sobretudo, certas camadas do sector dos serviços.

Greve geral convocada

As centrais sindicais belgas convocaram, para o próximo dia 30, uma greve geral contra as medidas de austeridade que o governo pretende...

Inês Zuber tomou posse

Na sessão plenária do passado dia 18, Inês Zuber tomou posse do mandato no Parlamento Europeu até agora assumido...

Cogitações climáticas

Em Dezembro, Durban, cidade sul-africana, sucedeu a Cancun e a Copeganha na rota das conferências sobre as alterações...
Internacional

Militares dos EUA ocupam Líbia

Doze mil soldados norte-americanos chegaram à Líbia consumando o domínio do país pelo imperialismo. A ocupação ocorre quando o território está mergulhado em conflitos entre facções do CNT, e um grupo armado supostamente leal ao antigo regime tomou de assalto a cidade de Bani Waled.

Capital financeiro embolsa milhões

Os seis maiores bancos norte-americanos registaram lucros de dezenas de milhares de milhões de dólares em 2011, cenário que contrasta com o alastramento da pobreza e das desigualdades no país.

Cuba repõe a verdade

Em resposta à campanha mediática desencadeada contra Cuba a propósito da morte do preso de delito comum Wilman Villar...

Povo com a vida adiada

Dois anos depois do sismo que devastou Port-au-Prince e toda a região circundante, a reconstrução no Haiti encontra-se...

Síria resiste à pressão

O governo sírio rejeitou a resolução da Liga Árabe (LA), aprovada no domingo, que insta o presidente Bashar...
Temas

Soviéticos libertaram «Fábrica da Morte»

Assinala-se amanhã 67 anos sobre a libertação de Auschwitz pelo Exército Vermelho, o mais conhecido dos campos de extermínio construídos pelos nazis. Horrorizados com o cenário que encontraram, os soviéticos denominaram o complexo de «Fábrica da Morte».

Governo aliena sector energético

O sector da energia é estratégico em qualquer país, em termos de desenvolvimento e de independência nacional. Os governos, desde que tenham um mínimo de dignidade nacional e se preocupem verdadeiramente com o desenvolvimento do país, procuram sempre preservar este sector vital do controlo do capital estrangeiro. Em Portugal, infelizmente, tem-se verificado precisamente o contrário.

Se o governo de Passos Coelho vender, como já declarou ser sua intenção, os 51,1% do capital da REN que o Estado ainda detém, o sector da energia em Portugal cairá totalmente sob o controlo de grupos estrangeiros, cujos objectivos estratégicos não têm nada a ver com o desenvolvimento de Portugal.

Argumentos
TVisto

A cassete

Veio das relativas lonjuras de Cascais para Carnaxide a fim de participar num dos habituais debates bilaterais no Jornal das Nove da SIC...
Economia

O roubo às EP através<br>da repartição de receitas dos passes

Vamos neste breve texto tentar apresentar mais uma das verdades sobre as Empresas Públicas de Transportes que os capitalistas (e o seu Governo, e a sua comunicação social) tentam esconder dos utentes e dos trabalhadores, verdades que são autênticos crimes contra o erário público.

Aconteceu

Indignados com Cavaco

À saída da cerimónia inaugural de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, no sábado, Cavaco...

Reformados protestam em Leiria

Os reformados, pensionistas e idosos de Leiria concentraram-se, ontem, junto ao edifício da Segurança Social do distrito, para...

PS e PSD contra Poder Local

Os eleitos do PS e do PSD na Assembleia Municipal de Évora votaram contra uma moção da CDU que alerta para os...

Reuniões e outras iniciativas

  Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP    ...

A semana em resumo

Frases

«O banco de horas é uma flexibilidade muito bem-vinda. (…) Mas só no...