Valorizar a cortiça
A menção no rótulo das garrafas de vinho do tipo de vedante nelas utilizado foi acolhida como uma medida positiva pelo PCP, que defende para o efeito a correspondente alteração regulamentar específica que permita essa inclusão.
Esta questão esteve muito recentemente em debate no Parlamento suscitada por uma petição com mais de dez mil assinaturas onde se assumia a necessidade dessa informação, numa perspectiva de defesa dos direitos do consumidor.
Valorizando esta vertente da iniciativa essencialmente virada para o consumidor, numa intervenção onde expressou o apoio da sua bancada à pretensão dos peticionários, o deputado comunista João Ramos não deixou no entanto de sublinhar a importância dessa outra dimensão associada a esta temática – a «defesa e promoção da utilização da cortiça como vedante».
«Esta é mais uma medida de defesa e valorização desta matéria-prima de que Portugal é ainda o principal produtor», frisou o parlamentar do PCP, que lembrou que há muito o PCP batalha por esse objectivo, nomeadamente por um «programa de valorização do sector da cortiça».