Luta nos transportes
Os trabalhadores das empresas públicas de transportes estarão em luta no dia 2 de Fevereiro. Num comunicado de segunda-feira da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS/CGTP-IN), informa-se das lutas que serão travadas nesse dia: na Carris, Metropolitano de Lisboa, STCP, Refer, CP e CP Carga estão marcadas greves de 24 horas, enquanto que na Soflusa e na Transtejo estão convocadas paralisações de três horas por turno.
Para dia 30 de Janeiro está convocada uma greve de três horas por turno na Soflusa e no dia 1 de Fevereiro realiza-se a jornada de luta nacional dos trabalhadores da EMEF.
Sublinhando que a luta dos trabalhadores das empresas públicas de transporte não só se mantém actual como ganhou «nova dimensão» com o acordo assinado entre o Governo, o patronato e a UGT, a FECTRANS realça ainda como motivos para o protesto o facto de toda a negociação colectiva nas empresas se encontrar «bloqueada» e de estar inclusivamente a ser em muitos casos «desrespeitada». Os trabalhadores destas empresas, acrescenta a estrutura sindical, «estão a ser roubados nos seus salários e com justas razões para lutarem e protestarem».
A FECTRANS salienta ainda que o Governo, que tantos apelos faz aos sindicatos, «ignora o pedido de reunião endereçado por 28 organizações de trabalhadores das empresas públicas de transportes».