«Novas oportunidades»
Técnicos dos cursos das «Novas Oportunidades», contratados pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional com falsos recibos verdes, concentraram-se, anteontem, em Xabregas, Lisboa, diante das instalações do IEFP, onde reclamaram o direito aos empregos e a ser tratados com a merecida dignidade.
«O Instituto do Emprego e da Formação Profissional despediu 214 trabalhadores e quer despedir mais 800» técnicos formadores dos cursos das «Novas Oportunidades», alertou o Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Sul e Açores, num comunicado de segunda-feira.
Os técnicos formadores, contratados durante três anos e despedidos a 28 de Dezembro, tiveram a promessa não cumprida de que seriam recolocados em Janeiro, além de os valores das indemnizações estarem muito aquém do estipulado por lei, alertou o sindicato que acusou o IEFP de estar a tratar estes trabalhadores «de forma indigna e desumana».
ISS
Os serviços de Segurança social estão novamente sem policiamento, alertou, dia 12, o Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Sul e Açores através de um comunicado.
Lembrando que naqueles locais ocorrem momentos de tensão por ser «onde os utentes protestam por situações inaceitáveis» e apresentam queixas, o sindicato salienta que «os trabalhadores não têm culpa» pelas condições de trabalho e chegam a ser agredidos por utentes mais exaltados.
Lembrando que situação semelhante só foi reparada no ano passado depois de uma luta por condições de segurança desenvolvida por aqueles funcionários públicos, o sindicato exige a intervenção do Governo para garantir a segurança e sublinha que «os trabalhadores não são cobaias desta política».