Enquanto a pobreza e a desigualdade alastram

Capital financeiro embolsa milhões

Os seis mai­ores bancos norte-ame­ri­canos re­gis­taram lu­cros de de­zenas de mi­lhares de mi­lhões de dó­lares em 2011, ce­nário que con­trasta com o alas­tra­mento da po­breza e das de­si­gual­dades no país.

«46 mi­lhões de norte-ame­ri­canos re­cebem se­nhas de ali­men­tação»

Image 9555

De acordo com dados di­vul­gados por agên­cias no­ti­ci­osas, JP­Morgan Chase, Ci­ti­group, Wells Fargo, Goldman Sachs, Morgan Stanley e Bank of Ame­rica acu­mu­laram mais de 50 mil mi­lhões de dó­lares em ga­nhos lí­quidos du­rante o ano pas­sado, o que re­pre­senta um cres­ci­mento de cerca de 10 por cento face aos re­sul­tados con­juntos anun­ci­ados em 2010.

No topo da ca­deia, JP Morgan Chase, Wells Fargo e Ci­ti­group des­tacam-se com ci­fras na ordem dos 19, 16 e 11,5 mil mi­lhões de dó­lares em lu­cros, res­pec­ti­va­mente.

Atrás destes, ficam o Morgan Stanley, com um lucro lí­quido a rondar os 2,1 mil mi­lhões de dó­lares, o Goldman Sachs, com 2,5 mil mi­lhões de dó­lares, e o Bank of Amé­rica, com 85 mi­lhões de dó­lares.

Em con­traste, a es­ma­ga­dora mai­oria dos norte-ame­ri­canos arca com as con­sequên­cias da crise ca­pi­ta­lista, es­tando su­jeita ao em­po­bre­ci­mento abrupto, à de­gra­dação ace­le­rada das suas con­di­ções de vida.

Dados ofi­ciais in­dicam que 48,6 por cento dos que vivem numa casa re­cebem uma qual­quer pres­tação so­cial, e que mais de 46 mi­lhões de norte-ame­ri­canos sub­sistem graças às se­nhas de ali­men­tação.

Es­tima-se, ainda, que menos de 20 por cento dos norte-ame­ri­canos de­te­nham 85 por cento da ri­queza criada. So­mente 15 por cento da ri­queza foi para os tra­ba­lha­dores as­sa­la­ri­ados.

Neste con­texto, não é de es­tra­nhar que uma son­dagem re­cente efec­tuada pela Gallup in­dique que me­tade dos norte-ame­ri­canos con­si­dera a re­dução do fosso entre ricos e po­bres «ex­tre­ma­mente» ou «muito im­por­tante», e que outra pes­quisa se­me­lhante efec­tuada pelo Centro de Pes­quisa Pew ga­ranta que 66 por cento das pes­soas acre­ditam que existe um con­flito «forte» ou «muito forte» entre ricos e po­bres, contra apenas 47 que assim pen­savam em 2009.

Re­corde-se que, em 2010, o nú­mero de norte-ame­ri­canos que vi­viam na po­breza era su­pe­rior a 49 mi­lhões, de acordo com ga­bi­nete de es­ta­tís­ticas dos EUA.

No ter­ri­tório, a linha de po­breza é cal­cu­lada com base num ren­di­mento anual de 22 mil 350 dó­lares por ano para uma fa­mília de quatro pes­soas. O ín­dice é cri­ti­cado por não con­tem­plar as va­ri­a­ções no custo da ha­bi­tação ou as di­fe­renças nos preços dos gé­neros es­sen­ciais exis­tentes nos vá­rios es­tados da União.

Se esses fac­tores fossem tidos em conta, em média as fa­mí­lias de quatro in­di­ví­duos ne­ces­si­taria de apro­xi­ma­da­mente 40 mil dó­lares por ano para fazer face às ne­ces­si­dades bá­sicas.



Mais artigos de: Internacional

Militares dos EUA ocupam Líbia

Doze mil sol­dados norte-ame­ri­canos che­garam à Líbia con­su­mando o do­mínio do país pelo im­pe­ri­a­lismo. A ocu­pação ocorre quando o ter­ri­tório está mer­gu­lhado em con­flitos entre fac­ções do CNT, e um grupo ar­mado su­pos­ta­mente leal ao an­tigo re­gime tomou de as­salto a ci­dade de Bani Waled.

Cuba repõe a verdade

Em resposta à campanha mediática desencadeada contra Cuba a propósito da morte do preso de delito comum Wilman Villar Mendonza, o Granma, órgão central do Partido Comunista de Cuba, lamentou o «aproveitamento sem escrúpulos» de um acontecimento que «só no...

Povo com a vida adiada

Dois anos depois do sismo que devastou Port-au-Prince e toda a região circundante, a reconstrução no Haiti encontra-se praticamente parada. Na capital, permanecem bairros inteiros em escombros e mesmo a catedral que, no dia 12, recebeu as cerimónias em memória das vítimas,...

Síria resiste à pressão

O governo sírio rejeitou a resolução da Liga Árabe (LA), aprovada no domingo, que insta o presidente Bashar al-Assad a transferir o poder para o vice-presidente dando-lhe poderes para liderar um governo provisório cujo objectivo seria organizar eleições no prazo de dois...