PCP
Crise, medidas de austeridade<br>e luta em defesa dos direitos
A pretexto da crise económica e do défice das contas públicas, as medidas de austeridade que estão a ser impostas pelo Governo do PS/Sócrates, com o apoio do PSD, continuam a sua cruzada contra o desenvolvimento económico e do emprego, contra a garantia de melhoria das condições de vida e de trabalho dos trabalhadores e dos reformados, que há mais de três décadas têm sido duramente fustigados pela política de direita.
Actual
«Mais Europa»
Actual
Luísa Basto
Actual
Também por isso não o esqueceremos
Crónica Internacional
Manobras perigosas…
A talhe de foice
Benfica do Ribatejo
Saramago, a luta continua!
Nos diversos passos da homenagem que constituiu o funeral de José Saramago, o Prémio Nobel da Literatura, aclamado por multidões de amigos e camaradas que entenderam a mensagem da sua obra de escritor comprometido com a sua época e com as lutas travadas pelos trabalhadores da sua Pátria, o grito de «Saramago, a luta continua!» cobriu protocolos e deu uma verdadeira dimensão, que perdurará, da ligação popular aos seus livros.
Páginas de uma vida
Nascido de famílias camponesas pobres, na localidade da Azinhaga, concelho da Golegã, José Saramago fez-se escritor e chegou a Prémio Nobel da Literatura. Na sua conduta diária e na sua vasta e rica obra literária, nunca esqueceu as suas origens nem deixou de se afirmar comunista.
Comunista por convicções e práticas
Extensa e singular obra literária
Palavras que ficam
Uma grande conquista do colectivo partidário
«É nosso! É nosso!»
A Festa do Avante! passou por cinco locais diferentes até se estabelecer na Quinta da Atalaia. Por três vezes o poder do Estado capitalista «sacudiu» os comunistas e a sua Festa. Terreno após terreno, a burguesia acrescentou dificuldades, destilando ódio de classe contra o mais consequente defensor das conquista da revolução de Abril - o Partido da classe operária e de todos os trabalhadores.
Ataque permanente à Festa do PCP
Temperar saberes
Primeira jornada de trabalho cumpriu-se na Atalaia
Acusador do fascismo,<br> Defensor do Partido
O PCP evocou, anteontem, no claustro do tribunal da Boa-Hora, em Lisboa (onde há seis décadas funcionava o Tribunal Plenário), os 60 anos do julgamento de Álvaro Cunhal.
PCP está rua!
Num momento em que PS, PSD e CDS-PP, ao serviço dos grupos económicos e financeiros, comprometem o futuro do País e atacam o regime democrático, o PCP realizou nos dias 17, 18 e 19 de Junho, desfiles em Lisboa, Évora e Porto, em defesa do emprego, da produção nacional, da justiça social, da soberania nacional e por uma política patriótica e de esquerda.
Contra o aumento dos preços e o roubo nos salários
Saudar cada avanço alcançado
A VII Assembleia da Organização Regional de Vila Real do PCP, realizada no dia 12, constituiu um importante momento de reforço do Partido naquela região do País.
Um amplo movimento
Combater a discriminação
Os enfermeiros cumpriram, dia 18, uma greve nacional, com manifestação, em Lisboa, contra a imposição das matérias relativas a salários, transições e rácios, e garantiram que prosseguirão com a luta até que vençam as discriminações.
Resistir lutando em unidade
Sob o lema, «Em unidade, resistir, lutar, dignificar o trabalho», o Teatro Municipal de Almada recebeu, dia 18, o 16.º Encontro Nacional de Comissões de Trabalhadores, que decidiu dar prioridade à luta pela contratação colectiva.
Fenprof chumba «reordenamento»
Combater realmente o desemprego
Saúde mais cara e mais longe das pessoas
O PCP acusou o Governo de estar a promover «restrições» e «cortes cegos» nos serviços de saúde, ao mesmo tempo que transfere verbas para os grupos económicos privados.
Corrigir absurdos
Pôr fim a insuficiências e limitações
Conluio e promiscuidade
Contra Cimeira da NATO
Homenagem a Rosa Coutinho
Corda esticada
Os principais sindicatos do sector público e privado convocaram para o próximo dia 29 uma paralisação de 24 horas em protesto contra os novos projectos de reforma da segurança social e do mercado de trabalho.
França hoje em luta!
«Se se vive mais tempo, deve-se trabalhar mais tempo», esta é a lógica defendida pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, para aumentar novamente a idade de reforma e o período de contribuições.
PE chumba aumento do tempo de trabalho
Aprovado relatório do PCP
Britânicos pagam défice colossal
PCF elege novo líder
Balanços
Dados da ONU desmentem propaganda ocupante
Os ataques com engenhos explosivos quase que duplicaram no Afeganistão no último ano. Os dados divulgados pela ONU desmentem a propaganda ocupante, que fala em progressos «lentos mas firmes» no terreno.
Capital investe milhões contra a Venezuela
A grande burguesia internacional investe milhões de dólares contra a revolução bolivariana, revela o relatório de um instituto com sede no Estado Espanhol.
Manobra mediática
Santos continua política de Uribe
UE e EUA reforçam sanções
<i>BP</i> oculta factos
Estudantes obtêm vitória
Movimento Sindical Unitário:<br><i> Inter Nacional</i> e falsificação internacional
As organizações de classe dos trabalhadores são obra dos próprios trabalhadores. No plano sindical, a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses-Intersindical Nacional, a CGTP-IN, foi construída, com as suas características distintivas de organização sindical de classe, unitária, democrática, independente, solidária e de massas.
Uma testemunha participante do Século XX
Nasceu a 9 de Junho de 1900 e morreu a 8 de Fevereiro de 1985, este poeta atento e solidário, fabulador imaginoso e dotado daquela sabedoria que vem de saber olhar para si próprio com ironia e humor. Autor de uma obra plurifacetada e, entretanto, marcada por uma intensa e complexa unidade intencional e objectiva, José Gomes Ferreira é sobretudo um poeta, se pudermos entender a palavra como indicando aquele que exerce um ofício de palavras que afeiçoam um mundo e põem em contacto aquelas muitas e desvairadas gentes que em comum vivem.