Entregue petição no Parlamento

Contra Cimeira da NATO

Mais de 13 mil cidadãos subscrevem a petição entregue na passada semana no Parlamento sobre a realização da Cimeira da NATO em Novembro próximo no nosso País.

Esta iniciativa insere-se na Campanha iniciada em Janeiro sob o lema Paz sim! NATO não! visando, entre outros objectivos, denunciar o crescente envolvimento do nosso País naquela estrutura belicista.

Como sublinhou em declarações à Lusa Rui Namorado Rosa, presidente do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), uma das 104 organizações envolvidas nesta Campanha, a realização da próxima cimeira da NATO em Portugal «representa mais uma forma de envolvimento do País naquela organização».

Para estes cidadãos, o objectivo da cimeira em Lisboa é a revisão do conceito estratégico no «sentido de alargar o campo de actuação geográfica, como já sucede nos Balcãs, no Afeganistão e no Paquistão, e os pretextos de intervenção».

No texto, que os signatários esperam ver apreciado pelos deputados ainda antes das férias, salientado é o facto de «o empenhamento» do Governo português na NATO colidir «com princípios fundamentais inscritos na Constituição da República Portuguesa e na Carta das Nações Unidas, de que Portugal é signatário.



Mais artigos de: Assembleia da República

Saúde mais cara e mais longe das pessoas

O PCP acusou o Governo de estar a promover «restrições» e «cortes cegos» nos serviços de saúde, ao mesmo tempo que transfere verbas para os grupos económicos privados.

Corrigir absurdos

Diminuir as subvenções que o Estado presta aos partidos, reposicionando-as ao nível existente na lei de 1998, constitui um dos objectivos do projecto de lei do PCP que altera a legislação sobre financiamento partidário e campanhas eleitorais.

Pôr fim a insuficiências e limitações

O PCP entregou no Parlamento um projecto de lei que altera o regime actual de exercício do direito de associação dos profissionais da GNR, eliminando as fortes limitações ao associativismo nele presentes. Com esta iniciativa legislativa a bancada comunista pretende responder assim...

Conluio e promiscuidade

Terminaram sexta-feira passada os trabalhos da comissão parlamentar de inquérito ao «caso TVI» com a aprovação do relatório final onde é referido que o primeiro-ministro e o Governo «tinham conhecimento» das diligências para a compra da TVI. O...

Homenagem a Rosa Coutinho

A Assembleia da República homenageou o Almirante Rosa Coutinho, falecido no passado dia 2, aos 84 anos, aprovando com os votos favoráveis do PCP, PEV, BE e PS um voto de pesar onde a sua figura é recordado como a de um «militar patriota, marinheiro valoroso, profissional íntegro e...