Conluio e promiscuidade

Terminaram sexta-feira passada os trabalhos da comissão parlamentar de inquérito ao «caso TVI» com a aprovação do relatório final onde é referido que o primeiro-ministro e o Governo «tinham conhecimento» das diligências para a compra da TVI. O texto foi aprovado com os votos favoráveis do PCP, BE, PSD e CDS/PP, os votos contra do PS e a abstenção do presidente da comissão, Mota Amaral.

Na semana que precedeu a sua aprovação, já depois da apresentação do relatório pelo deputado João Semedo (BE), os trabalhos da comissão foram marcados pelas propostas de alteração subscritas pelo PS. Todos os partidos da oposição convergiram na crítica ao seu conteúdo, vendo nelas uma tentativa dos deputados do PS de «branquear» a actuação do Governo.

Para João Oliveira, deputado comunista que integrou a comissão, as propostas foram elaboradas no sentido de subverter o relatório, tendo acusado o PS de ter procurado «construir uma realidade ficcional».

Quanto às conclusões apuradas pela comissão, segundo o deputado do PCP, «há uma conclusão política que deve ser retirada que é a promiscuidade entre o poder político e o económico com repercussão no condicionamento da comunicação social».

O parlamentar comunista não tem dúvidas quanto ao «conluio» e à «ligação umbilical» entre aqueles dois poderes - ligação já «antiga», sublinha -, sendo que, em sua opinião, «o que é novo é o sentimento de impunidade manifestado pelos envolvidos no processo» da tentativa de aquisição da TVI pela PT.

 



Mais artigos de: Assembleia da República

Saúde mais cara e mais longe das pessoas

O PCP acusou o Governo de estar a promover «restrições» e «cortes cegos» nos serviços de saúde, ao mesmo tempo que transfere verbas para os grupos económicos privados.

Corrigir absurdos

Diminuir as subvenções que o Estado presta aos partidos, reposicionando-as ao nível existente na lei de 1998, constitui um dos objectivos do projecto de lei do PCP que altera a legislação sobre financiamento partidário e campanhas eleitorais.

Pôr fim a insuficiências e limitações

O PCP entregou no Parlamento um projecto de lei que altera o regime actual de exercício do direito de associação dos profissionais da GNR, eliminando as fortes limitações ao associativismo nele presentes. Com esta iniciativa legislativa a bancada comunista pretende responder assim...

Contra Cimeira da NATO

Mais de 13 mil cidadãos subscrevem a petição entregue na passada semana no Parlamento sobre a realização da Cimeira da NATO em Novembro próximo no nosso País. Esta iniciativa insere-se na Campanha iniciada em Janeiro sob o lema Paz sim! NATO não! visando, entre...

Homenagem a Rosa Coutinho

A Assembleia da República homenageou o Almirante Rosa Coutinho, falecido no passado dia 2, aos 84 anos, aprovando com os votos favoráveis do PCP, PEV, BE e PS um voto de pesar onde a sua figura é recordado como a de um «militar patriota, marinheiro valoroso, profissional íntegro e...