Britânicos pagam défice colossal

O colossal défice público de 11 por cento do PIB (186 mil milhões de euros), acumulado nos últimos anos pelo governo britânico em grande parte devido às operações de salvamento da banca, vai ser pago com cortes drásticas nas despesas públicas, que incidirão sobre os salários e direitos sociais do povo.

Pelo menos esta é a intenção anunciada pelo ministro das Finanças, Georges Osborne, que apresentou, na terça-feira, 23, um «orçamento de urgência», de imediato qualificado como o «mais restritivo» desde a II Guerra Mundial.

Pretendendo encaixar 41 mil milhões de euros já no próximo exercício, o governo conservador avança com cortes tão drásticos que logo se levantaram numerosos economistas alertando para as consequências recessivas de tais medidas.

As medidas quantificadas por ministérios só serão anunciadas depois do Verão, mas já se sabe que o IVA irá subir de 17 para 20 por cento e que outros impostos irão agravar as condições de vida da maioria da população.



Mais artigos de: Europa

Corda esticada

Os principais sindicatos do sector público e privado convocaram para o próximo dia 29 uma paralisação de 24 horas em protesto contra os novos projectos de reforma da segurança social e do mercado de trabalho.

França hoje em luta!

«Se se vive mais tempo, deve-se trabalhar mais tempo», esta é a lógica defendida pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, para aumentar novamente a idade de reforma e o período de contribuições.

PE chumba aumento do tempo de trabalho

O plenário do Parlamento Europeu rejeitou, dia 16, uma proposta da Comissão que visava excluir os motoristas «independentes» de autocarros e camiões da legislação que estabelece um máximo semanal de 60 horas de trabalho, observando-se uma média de 48 horas em...

Aprovado relatório do PCP

O Parlamento Europeu aprovou, dia 18, o relatório elaborado pela deputada do PCP, Ilda Figueiredo, sobre a avaliação dos resultados do Roteiro para a Igualdade entre mulheres e homens (2006-2010) e recomendações para o futuro. O documento, adoptado com 316 votos a favor, 264 contra e...

PCF elege novo líder

Pierre Laurent foi eleito, no domingo, 20, secretário nacional do Partido Comunista Francês por 402 votos num total de 551 delegados ao 35.º Congresso do partido. Chefe de redacção do L´Humanité entre 2001 e 2008, era actualmente o coordenador nacional da...

Balanços

Passaram 25 anos sobre a assinatura do Tratado de adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia/União Europeia, a 12 de Junho de 1985. A data, redonda, foi pretexto para um rol de comemorações, discussões e declarações a propósito, cujos ecos (e...