Contra o aumento dos preços e o roubo nos salários

O PCP promove, no próximo dia 1 de Julho, por todo o País, uma jornada nacional de esclarecimento e protesto contra o aumento dos preços, o roubo nos salários, o declínio nacional. Esta acção será marcada por dezenas de acções de rua, de esclarecimento, mobilização e protesto contra a actual ofensiva e, simultaneamente, de afirmação de uma política alternativa, uma política «patriótica e de esquerda que defenda o emprego, a produção nacional, a justiça social, a soberania e independência do nosso país».

Numa nota de imprensa tornada pública hoje, o PCP lembra que é nesse mesmo dia 1 de Julho que entrará em vigor o «aumento generalizado dos preços dos bens e serviços essenciais por via do aumento do IVA». Ao mesmo tempo que se efectiva o «roubo nos salários de milhões de portugueses por efeito do aumento do IRS, a par de outras medidas como a introdução de novas portagens nas SCUT e o aumento dos preços nos transportes públicos».

O PCP considera que, «invocando a crise e o défice, e não satisfeitos com a política de desastre nacional que serve os grupos económicos e financeiros e despreza o País, PS e PSD ameaçam com novas medidas visando a facilitação dos despedimentos, novos cortes no valor dos salários e degradação dos serviços públicos».

A esta ofensiva, realçam os comunistas, os trabalhadores e o povo «têm respondido com a sua indignação, o seu protesto e a sua luta, como se verificou na histórica manifestação de 29 de Maio, realizada pela CGTP-IN, que reuniu mais de 300 mil pessoas». À solidariedade e empenho na mobilização dos trabalhadores e das populações, o PCP tem juntado a sua «iniciativa e mobilização própria, como testemunham as centenas de iniciativas realizadas contra o PEC, das quais se destacam os três desfiles já realizados em Lisboa, Évora e Porto que mobilizaram milhares de pessoas», conclui a nota.



Mais artigos de: PCP

PCP está rua!

Image 5188

Num momento em que PS, PSD e CDS-PP, ao serviço dos grupos económicos e financeiros, comprometem o futuro do País e atacam o regime democrático, o PCP realizou nos dias 17, 18 e 19 de Junho, desfiles em Lisboa, Évora e Porto, em defesa do emprego, da produção nacional, da justiça social, da soberania nacional e por uma política patriótica e de esquerda.

Saudar cada avanço alcançado

A VII Assembleia da Organização Regional de Vila Real do PCP, realizada no dia 12, constituiu um importante momento de reforço do Partido naquela região do País.

Um amplo movimento

Foram 250 os delegados que participaram, domingo, na X Assembleia da Organização Concelhia do Seixal do PCP, culminando desta forma seis meses de preparação em que os militantes comunistas do Seixal se envolveram intensamente no debate sobre a acção do Partido naquele...