Do «Corredor» ao humor

Os três únicos programas a merecer esta semana referência na RTP-1, na repetida e repetitiva grelha que o canal público apresenta, é um programa de debate político e dois de humor, todos já bem conhecidos dos espectadores.

O debate político ocorre no programa O Corredor do Poder, que vai para o ar no serão de hoje mesmo, quinta-feira, com a presença de deputados de todos os partidos com grupo parlamentar. Este «todos» não é dispiciendo dado incluir o PCP, partido que geralmente os canais de televisão – incluindo o público – costumam «esquecer» na organização destes debates. Pois honra seja feita ao Corredor do Poder, que desde sempre incluiu o PCP no seu painel de deputados-comentadores às quintas-feiras.

Os dois programas de humor que a RTP-1 nos oferece surgem no fim-de-semana, já a desoras (ambos vão para o ar entre as onze e a meia-noite). No sábado surge o Herman 2010, que nos traz de volta ao canal público o humorista Herman José, enquanto no domingo é a vez de O Lado B, protagonizado pelo humorista Bruno Nogueira. Nenhum deles é particularmente entusiasmante, mas no meio do marasmo vigente até dão para entreter.

Portugal – Brasil

Após a vitória demolidora da passada segunda-feira sobre a selecção da Coreia do Norte (7-0) no Campeonato do Mundo de Futebol, a decorrer na África do Sul, a selecção portuguesa enfrenta amanhã, sexta-feira, pelas 14.50, a sua congénere do Brasil e fá-lo mais folgadamente após a vitória supracitada. Haverá transmissão directa na RTP-1 e retransmissão integral do jogo à meia-noite e meia desse mesmo dia.

Informe-se que há mais alguns jogos do Mundial de Futebol que serão transmitidos pela RTP-1: hoje mesmo, quinta-feira, as selecções de Paraguai e Nova Zelândia enfrentam-se pelas 14.50, mais tarde, às 19-20, será a vez de Camarões – Holanda – ambos os jogos são em directo – e à meia-noite é a vez do resumo do jogo entre a Eslováquia e a Itália.

Um clássico

Rio Bravo , o mítico western realizado em 1959 por Howard Hawks, volta ao ecrã da RTP-2 no serão do próximo sábado. Trata-se de um clássico do género realizado por Hawks (segundo ele próprio) como reacção ao celebérrimo O Comboio Apitou Três Vezes. Partindo de uma situação semelhante à enfrentada por Gary Cooper, Rio Bravo também apresenta um xerife que luta quase sozinho contra a prepotência assassina de um poderoso rancheiro, sendo apoiado por um ajudante bêbado que se regenera com a própria luta, um velho coxo e amigo fiel e um jovem pistoleiro de passagem. Os actores que dão corpo a estas personagens tiveram actuações que ajudaram a fixar a mitologia do filme: John Wayne como o xerife John T. Chance, Dean Martin como o seu ajudante bêbado Dude, Walter Brennan como o velho Stumpy e Ricky Nelson como o jovem pistoleiro Colorado. A figura feminina está a cargo de Angie Dickinson, que interpreta a namorada que irá conquistar o duro xerife que se dispôs a lutar até à morte contra o rancheiro prepotente e o seu bando de pistoleiros.

O Trilho dos Apalaches

O Trilho dos Apalaches é o nome do documentário da National Geographic que a RTP-2 transmite amanhã, pelas 21 horas. Citamos os programadores da RTP-2: «Conheça o maior trilho contínuo de pegadas humanas do mundo! Com a equipa da National Geographic siga pelo Appalachian Trail, um trilho contínuo de pegadas humanas que vai desde Katadhin, no Maine, até à Sringer Mountain, na Geórgia, uma distância de mais de 2160 quilómetros».

Um «rasto histórico» humano a merecer, sem dúvida, a nossa atenção.



Mais artigos de: Argumentos

O adeus

Talvez por vezes a contragosto, espero contudo que não, a TV permitiu que o País inteiro testemunhasse o comovido adeus nacional a José Saramago. De entre os jornalistas que para as estações de televisão fizeram a cobertura das cerimónias fúnebres, houve quem...

As visões «realistas» do associativismo

Aqueles que continuam a acreditar que o Homem ainda é capaz de se dedicar, desinteressadamente em termos materiais, a uma função de utilidade pública, são olhados com desdém e considerados simultaneamente como utópicos visionários ultrapassados por uma realidade...

Saúde, um «negócio da China»…

Numa sociedade decadente, quase que cada caso é um caso de dissolução de práticas e de valores. E no entanto, o simples cidadão apenas - e nem sempre - conhece alguns tópicos de cada escândalo e nem sequer suspeita das dezenas, das centenas ou dos milhares de...

Donativos

Os cortes sociais que o Governo de Sócrates continua a multiplicar sob o pretexto do «PEC-2» estão já a fazer estragos nas próprias associações privadas de apoio aos doentes, designadas IPSS, isto pela curta razão de que o Estado deve quatro milhões de...