A avalanche de atropelos aos direitos de quem trabalha, aos reformados e pensionistas e a todos os que menos têm e menos podem atinge proporções incomensuráveis.
O PCP dedicou o dia de anteontem à denúncia do conteúdo profundamente antipopular do Programa de Estabilidade e Crescimento do Governo, em centenas de acções de contacto com os trabalhadores e o povo – precisamente os que sofrerão com as suas medidas. Para os comunistas, só a luta pode travar esta ofensiva.
Uma manifestação com mais de duas mil pessoas, em Braga, e uma concentração de trabalhadores da metalurgia, no Porto, a par de paralisações e outros actos de protesto, noutras regiões, marcaram o calendário das lutas na semana passada. Amanhã, realiza-se um plenário de rua, em Setúbal, e um desfile em Tomar. Contra a precariedade, por mais emprego, salários e direitos, a luta continua a ser a opção mais segura, como defende a CGTP-IN, na acção nacional descentralizada que culmina dia 26, com a manifestação da juventude trabalhadora, em Lisboa.
O Fórum da Maia acolheu, no dia 13, o comício comemorativo do 89.º aniversário do PCP, que contou com a participação de Jerónimo de Sousa. Num espaço já bem conhecido dos comunistas do distrito do Porto, foi necessário recorrer ao balcão superior.
Prosseguem por todo o País as comemorações do 89.º aniversário do PCP, com milhares de participantes em centenas de iniciativas. Mais do que lembrar o seu passado heróico, os comunistas comprometem-se com o presente e o futuro do seu Partido.
É hoje inaugurada, no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, a exposição internacional de Cartoon «Exploração e direitos dos trabalhadores, olhar crítico a traço de humor», resultante de uma parceria entre o PCP e a Humorgrafe. A mostra estará patente até 9 de Abril.
Símbolo de adesão e pertença a um projecto revolucionário e legítimo motivo de orgulho para quem o possui, o novo cartão do Partido obriga todos e cada um a uma militância cada vez mais activa e qualificada.
Trinta e cinco anos depois das nacionalizações, a Comissão Política do Comité Central do PCP sublinha e reafirma que a indispensável ruptura e mudança na vida nacional é tão mais realizável quanto mais expressivo for o desenvolvimento da luta de massas e mais largamente se afirmar a frente de oposição à política de direita.
Nas empresas, ao passo que se intensifica a exploração, reforça-se a unidade e a luta dos trabalhadores. Para isso, muito contribui a intervenção diária dos comunistas, esclarecendo, explicando, mobilizando.
«O Estado assegura a liberdade e a independência dos órgãos de comunicação social perante o poder político e o poder económico.» in Constituição da República Portuguesa.
O SNTSF/CGTP-IN avançou com pré-avisos para a greve de dia 23, em todo o sector ferroviário, depois de a administração da EMEF ter voltado a propor o congelamento de salários recomendado pelo Governo.
Provocando o impasse na negociação das grelhas salariais, o Governo «empurrou» os enfermeiros para mais quatro dias de greve, de 29 de Março a 1 de Abril, anunciou, segunda-feira, o SEP/CGTP-IN.
PS, PSD e CDS/PP convergiram na viabilização do Orçamento do Estado para 2010, garantindo assim a continuidade da desastrosa política de direita que fustiga o País e os portugueses há mais de três décadas.
Integrada na preparação do 9.º Congresso da JCP, que irá acontecer nos dias 22 e 23 de Maio, em Lisboa, realizou-se, no dia 6 de Março, em Ovar, o Encontro Regional de Aveiro dos jovens comunistas.
Pela quarta vez no espaço de um mês, os trabalhadores gregos participaram em massa na greve geral de dia 11, convocada pela PAME, que de novo arrastou para a luta as duas centrais reformistas GSEE e ADEDY.
O Parlamento Europeu iniciou, na segunda-feira, 15, o debate de um projecto de relatório sobre a igualdade de género, elaborado pela deputada do PCP, Ilda Figueiredo.
Reuniu no passado fim-de-semana, em Lisboa, o Grupo de Trabalho do Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários. Os participantes agendaram para os dias 3 a 5 de Dezembro deste ano, em Joanesburgo, na África do Sul, o 12.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, decidiram assinalar o 65.º aniversário da vitória sobre o nazi-fascismo e adoptaram uma declaração comum pela paz e contra a NATO, cuja cimeira se realiza em Novembro em Portugal.
Dezenas de milhares de indianos participaram, sexta-feira, dia 12, numa marcha contra a política governamental e em defesa de medidas imediatas que beneficiem os trabalhadores e o povo. No próximo dia 8 de Abril, os protestos voltam às ruas em todas as capitais de distrito da Índia.
O Lehman Brothers ocultou a sua real situação antes de falir, diz um relatório divulgado a semana passada. Os executivos da instituição e a auditora Ernst & Young conheciam a situação.
Uma sondagem da Gallup, divulgada a 23 de Fevereiro, revelou que, em Janeiro, 30 milhões de pessoas nos EUA tiveram de trabalhar apenas a tempo parcial ou estavam desempregadas. Este número, baseado num inquérito a mais de 20 000 adultos com idade superior a 18 anos e realizada de 2 a 31 de Janeiro, equivale a 20 por cento da população activa.