IX Assembleia da Covilhã

Melhorar a intervenção

«Reforçar, organizar e lutar para vencer» foi o lema da IX Assembleia da Organização Concelhia da Covilhã do PCP, realizada no sábado, com a participação de Alexandre Araújo, do Secretariado do Comité Central e Abílio Fernandes, da Comissão Central de Controlo.
A Assembleia fez o balanço da actividade, traçou as linhas de orientação futura e elegeu por unanimidade a nova Comissão Concelhia, agora constituída por 18 membros.
A Resolução Política, debatida e aprovada pelos participantes, caracteriza a situação social e económica do concelho, apresenta propostas para o desenvolvimento da indústria, agricultura, florestas, comércio, turismo, acessibilidades e transportes e propõe medidas de apoio específicas para os trabalhadores, reformados, juventude e mulheres.
O Partido, a sua estruturação e funcionamento, a sua organização foram também discutidos pela Assembleia, que apontou medidas com vista a melhorar a intervenção dos comunistas e a alargar a influência do PCP e aprovou uma saudação à luta dos mineiros da Panasqueira.
No final dos trabalhos, realizou-se um jantar comemorativo do 89.º aniversário do PCP, onde interveio Alexandre Araújo, que destacou a luta dos comunistas no passado e no presente, o seu projecto de futuro e o papel insubstituível do PCP na concretização de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária em Portugal.

Torres Novas

No mesmo dia, mas em Torres Novas, realizou-se a 10.ª Assembleia daquela Organização Concelhia do Partido. O amplo debate interno aí mantido espelhou a grande preocupação em reforçar o Partido, tornando-o mais forte e interventivo, tendo sido apontadas linhas de acção conducentes ao cumprimento deste objectivo.
Analisada foi ainda a situação social no concelho, nomeadamente os seus casos mais críticos, como dos trabalhadores de algumas empresas torrejanas, como a Fiação e Tecidos, CMG, Metalúrgica NERY e Luz e Irmão. As dificuldades e encerramentos de pequenas empresas, sobretudo comerciais, foi também abordada.
Foram identificadas outras situações em que os trabalhadores são obrigados a realizar horas extraordinárias que não são pagas ou estão sujeitos a recibos verdes, entre outras situações de grave exploração.
A Comissão Concelhia foi ainda eleita, tendo ficado composta por 15 elementos.
A terminar, Octávio Augusto da Comissão Política, destacou a gravidade do Orçamento do Estado e do PEC, realçando as propostas do Partido.


Mais artigos de: PCP

Um Partido diferente dos que são todos iguais

O Fórum da Maia acolheu, no dia 13, o comício comemorativo do 89.º aniversário do PCP, que contou com a participação de Jerónimo de Sousa. Num espaço já bem conhecido dos comunistas do distrito do Porto, foi necessário recorrer ao balcão superior.

Compromisso de luta

Prosseguem por todo o País as comemorações do 89.º aniversário do PCP, com milhares de participantes em centenas de iniciativas. Mais do que lembrar o seu passado heróico, os comunistas comprometem-se com o presente e o futuro do seu Partido.

Exploração e direitos

É hoje inaugurada, no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, a exposição internacional de Cartoon «Exploração e direitos dos trabalhadores, olhar crítico a traço de humor», resultante de uma parceria entre o PCP e a Humorgrafe. A mostra estará patente até 9 de Abril.

Militância activa

Símbolo de adesão e pertença a um projecto revolucionário e legítimo motivo de orgulho para quem o possui, o novo cartão do Partido obriga todos e cada um a uma militância cada vez mais activa e qualificada.

Um imperativo nacional

Trinta e cinco anos depois das nacionalizações, a Comissão Política do Comité Central do PCP sublinha e reafirma que a indispensável ruptura e mudança na vida nacional é tão mais realizável quanto mais expressivo for o desenvolvimento da luta de massas e mais largamente se afirmar a frente de oposição à política de direita.

Só a luta garante vitórias

Nas empresas, ao passo que se intensifica a exploração, reforça-se a unidade e a luta dos trabalhadores. Para isso, muito contribui a intervenção diária dos comunistas, esclarecendo, explicando, mobilizando.

«Uma força que vence»

Jerónimo de Sousa esteve, no dia 9, em Bencatel, no concelho de Vila Viçosa, a participar numa tribuna pública sobre a situação do sector dos mármores. Perante as dezenas de pessoas que ali se encontravam, o Secretário-geral do PCP acusou a política seguida pelos sucessivos governos pela situação actual deste sector....

Sem direitos não há pluralismo

«Nada nem ninguém pode impedir os jornalistas de se organizarem, de reivindicarem e exigirem a efectivação dos seus direitos», afirma o PCP num folheto específico para estes profissionais, editado no âmbito da campanha «Lutar contra as injustiças, Exigir uma vida melhor». No comunicado, denuncia-se o «acelerado processo...

<i>Artigo 38.º</i>

«O Estado assegura a liberdade e a independência dos órgãos de comunicação social perante o poder político e o poder económico.»
in Constituição da República Portuguesa.

Muita precariedade<br>pouco orçamento

No Instituto Tecnológico e Nuclear, a célula do Partido editou em Março o primeiro número do seu boletim, intitulado O Núcleo. Nas suas páginas denuncia-se a situação que se vive naquele instituto público. No ITN, «trabalham mais de uma centena de bolseiros, constituindo parte muito significativa do total de...

Desemprego cresce

O desemprego continua a subir de forma galopante no Algarve, e com ele os dramas sociais, afirma a Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP, preocupada com a indiferença do Governo, que não adopta qualquer plano para responder à situação, e o silêncio cúmplice do PS, do PSD e do CDS/PP. Só as falências e...