Só nos primeiros seis meses de 2005, os quatro maiores bancos portugueses tiveram de lucro 727 milhões de euros, devendo ter terminado o ano por isso com um lucro de cerca de 1.500 milhões de euros.
Os Presidentes da República envolvidos no processo de integração de Portugal na União Europeia não salvaguardaram a defesa da soberania nacional, acusou, segunda-feira, Jerónimo de Sousa. «Eu não transigiria», assumiu o candidato comunista.
No primeiro dia do ano, o candidato presidencial Jerónimo de Sousa transmitiu aos trabalhadores, ao povo português e aos militantes do PCP uma mensagem de esperança e confiança na transformação do mundo.
Falando, terça-feira, em Santa Maria da Feira, à entrada da empresa corticeira Amorim & Irmãos, o candidato presidencial lembrou que a sua vida foi sempre marcada pela defesa dos trabalhadores. Esta atitude é, afirmou, um «ideal de vida». Aos trabalhadores, deixou uma certeza: a de que, «na vida e na luta» podem contar sempre com a sua presença.
Cavaco Silva deveria assumir a proveniência capitalista do financiamento da sua campanha eleitoral, desafiou, na terça-feira, em São João da Madeira, o candidato presidencial comunista. Jerónimo de Sousa expressou muitas dúvidas de que o candidato da direita seja financiado pelos trabalhadores e o povo.
O aumento de preços de bens essenciais poderá ter desastrosas consequências para os trabalhadores e vastas camadas da população, denunciou Jerónimo de Sousa numa reunião com o movimento dos utentes (MUSP).
Com o início do novo ano, aumentam novamente os preços de bens e serviços essenciais. O PCP reagiu, em conferência de imprensa, considerando profundamente injustos estes aumentos.
Cerca de 400 pescadores da Torreira e de outras comunidades da Ria de Aveiro estão há mais de 4 meses impedidos de pescar berbigão – a sua fonte principal de sustento nos meses de Inverno –, por aquele bibalve, segundo as análises, se encontrar contaminado por toxinas prejudiciais à saúde pública.
Com a pesca de berbigão interditada há mais de 4 meses, os mariscadores da Torreira vêem-se em situação aflitiva e, descendo a ria nas suas bateiras, exigiram em Aveiro respostas urgentes do Governo.
Garantir a igualdade de todos os cidadãos no acesso ao direito. É esse, no fundamental, o objectivo visado em dois projectos de lei do PCP recentemente entregues no Parlamento.
O tráfico de mulheres e crianças para abuso e exploração sexual constitui uma realidade dramática de proporções inimagináveis à qual o nosso País não escapa. Medidas de apoio às vítimas deste flagelo é o que defende o PCP em projecto de resolução.
No primeiro dia de Janeiro os portugueses começaram a pagar mais, entre outros, pela electricidade, portagens, transportes públicos, tabaco e combustíveis, com as actualizações a superarem, muitas vezes, a inflação prevista pelo Governo.
A Câmara Municipal de Peniche vai apoiar a produção de energia a partir das ondas do mar, tendo já estabelecido contactos com uma empresa finlandesa do sector.
A petrolífera russa Gazprom acusou a Ucrânia de desviar num só dia 118 milhões de metros cúbicos de gás destinado à Europa. A empresa diminuiu o fornecimento, mas na terça-feira normalizou-o.
A Áustria está à frente da União Europeia desde domingo, dia em que assumiu a presidência rotativa apontando como objectivo dar uma nova dinâmica à organização.
Final do ano assinalado na Colômbia pela intensificação do conflito armado entre as FARC e o governo de Álvaro Uribe, o melhor aliado dos EUA na América Latina.
Acompanhei pela televisão a consoada do José Sócrates em Kabul. A sua presença ali não me surpreendeu. A decisão ajusta-se à ideia que tenho do político e do homem.
Se houvesse tropas portuguesas numa ilha da Micronésia eventualmente em luta contra a ocupação norte-americana, o primeiro-ministro português teria também dado um pulo até ali.
Direccionar a conduta social a favor da ocupação, moldar a opinião pública aos valores e objectivos do exército invasor, são alguns princípios que orientam a acção das equipas de operações psicológicas que actuam infiltradas no mecanismo civil da comunicação, tanto no Iraque e no Afeganistão como em qualquer país que seja alvo de uma invasão militar dos EUA.
As forças ocupantes recorrem para isso a «empresas biombo» de comunicação a partir das quais infiltram informação ocultando as suas origens.
«As operações psicológicas são parte indispensável da guerra, mais do que nunca na era da electrónica», disse a The New York Times o tenente-coronel Charles A. Krohn, porta-voz e professor de jornalismo reformado do Exército.
De visita a Portugal a convite da JCP, Themis Gionis, secretário-geral da Juventude Comunista da Grécia (KNE), fala ao Avante! sobre a ofensiva na Europa contra o movimento comunista e os problemas e aspirações da juventude grega.
A CDU, pelo seu trabalho e reconhecido património de obras e realizações, confirmou-se, no dia 9 de Outubro, como uma grande força política nacional nas autarquias, indissociavelmente ligada à construção do Poder Local, à sua afirmação como espaço de resolução de problemas e de intervenção a favor do desenvolvimento e bem estar das populações. Desta vez, o Avante!, foi a Barrancos e falou com uma equipa de gente motivada, que, apenas, exige e quer o melhor para a sua terra.