Produção de energia a partir das ondas do mar

Peniche aposta em energias limpas

A Câmara Municipal de Peniche vai apoiar a produção de energia a partir das ondas do mar, tendo já estabelecido contactos com uma empresa finlandesa do sector.

O concelho não pode virar as costas a este tipo de investimento

Em declarações à comunicação social, António José Correia, presidente da Câmara Municipal de Peniche, revelou que uma empresa finlandesa está interessada em produzir este tipo de energia limpa, o que exige um estudo às condições de ondulação.
«O concelho não pode virar as costas a este tipo de investimento e manifestámos o máximo de empenhamento para que Peniche venha a ser o primeiro local do País onde se possa fazer esse estudo», afirmou o autarca da CDU, sublinhando que a empresa tem experiência neste tipo de produção de energia e que vão, entretanto, ser pedidas as necessárias actualizações para que possa efectuar a recolha e análise da ondulação e a medição das condições das ondas.
«Percebemos que há uma intenção de investimento e respondemos de imediato quer reunindo com a empresa, que esteve acompanhada pela embaixada finlandesa, quer dando conhecimento à secretaria de Estado do Ambiente e à Capitania do Porto de Peniche», adiantou.
Segundo António José Correia, o estudo, que implicará a colocação de equipamentos no fundo do mar, terá uma duração de cerca de três meses. Defensor do aproveitamento das condições naturais do concelho e especialmente das ondas, o autarca disse que elas «são um importante valor de Peniche» e que o concelho já tem «empresas que geram emprego e que se dedicam às actividades aquáticas como o surf ou o body bord».


Mais artigos de: Nacional

Preços superam inflação

No primeiro dia de Janeiro os portugueses começaram a pagar mais, entre outros, pela electricidade, portagens, transportes públicos, tabaco e combustíveis, com as actualizações a superarem, muitas vezes, a inflação prevista pelo Governo.

Poceirão exige passagem desnivelada

Como é do conhecimento público, a generalidade das autarquias portuguesas e a própria Associação Nacional de Municípios (ANMP) repudiaram o Orçamento de Estado para 2006, apresentado pelo Governo PS, particularmente por agravar o estrangulamento financeiro destes órgãos e introduzir normas de tutela que constituem um...

Investimento vultuoso

Os vereadores da CDU na Câmara Municipal de Lisboa abstiveram-se na votação da proposta sobre o apoio da autarquia à realização de um filme sobre o fado pelo realizador espanhol Carlos Saura. A proposta foi aprovada em reunião pública de Câmara com os votos favoráveis do PSD e com a abstenção de toda a oposição (CDU, PS,...

PS contra desenvolvimento

Com vista ao desenvolvimento da região, a CDU apresentou na última sessão da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto várias propostas para o Orçamento e Plano de Actividades 2006. Entre elas constam «a necessidade de uma escola profissional», «políticas que apoiem os empresários na área das confecções», «combate ao...

Esclarecimento

Ao abrigo da Lei de Imprensa solicito o seguinte esclarecimento:No Avante! de 7/12/2005 o meu nome aparece referido no parágrafo final de um artigo intitulado «Cruzada de Revelações». O parágrafo é o seguinte:«Da mesma família, para pior, neste caso entrando já pelos enlameados caminhos da abjecção, é a prova de Luís...