Caminhos do Mundo

O Natal afegão de José Sócrates

Miguel Urbano Rodrigues
Acompanhei pela televisão a consoada do José Sócrates em Kabul. A sua presença ali não me surpreendeu. A decisão ajusta-se à ideia que tenho do político e do homem. Se houvesse tropas portuguesas numa ilha da Micronésia eventualmente em luta contra a ocupação norte-americana, o primeiro-ministro português teria também dado um pulo até ali.

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Temas

A «guerra sem armas»<font color=0093dd>(*)</font>

Direccionar a conduta social a favor da ocupação, moldar a opinião pública aos valores e objectivos do exército invasor, são alguns princípios que orientam a acção das equipas de operações psicológicas que actuam infiltradas no mecanismo civil da comunicação, tanto no Iraque e no Afeganistão como em qualquer país que seja alvo de uma invasão militar dos EUA. As forças ocupantes recorrem para isso a «empresas biombo» de comunicação a partir das quais infiltram informação ocultando as suas origens. «As operações psicológicas são parte indispensável da guerra, mais do que nunca na era da electrónica», disse a The New York Times o tenente-coronel Charles A. Krohn, porta-voz e professor de jornalismo reformado do Exército.

«O século XXI será um século de revoluções»

De visita a Portugal a convite da JCP, Themis Gionis, secretário-geral da Juventude Comunista da Grécia (KNE), fala ao Avante! sobre a ofensiva na Europa contra o movimento comunista e os problemas e aspirações da juventude grega.

O cheiro do frio

Para: A Marília, o Maximino e à sua firme e bela dignidadeChavesHá sempre uma última curva na estrada e depois dela, lá aparece na sua esperada beleza a nossa terra. A alegria é lógica porque a distância faz duvidar, como no amor, de que ela ainda nos espera. Nesta altura do ano, milhares de migrantes e emigrantes,...

Construir o futuro em Barrancos

A CDU, pelo seu trabalho e reconhecido património de obras e realizações, confirmou-se, no dia 9 de Outubro, como uma grande força política nacional nas autarquias, indissociavelmente ligada à construção do Poder Local, à sua afirmação como espaço de resolução de problemas e de intervenção a favor do desenvolvimento e bem estar das populações. Desta vez, o Avante!, foi a Barrancos e falou com uma equipa de gente motivada, que, apenas, exige e quer o melhor para a sua terra.