PCP
Tomar a iniciativa com os trabalhadores e o povo
Artigo de acesso livre
Crónica Internacional
Incontáveis milhões para a guerra
Artigo de acesso livre
A talhe de foice
Questão de escolha
Artigo de acesso livre
Actual
Água mole
Actual
Por licenças de maternidade e paternidade pagas a 100%
Actual
Do BES ao Novo Banco: o escândalo continua!
Em Marvila (mas não só) falta muito para que todos tenham uma casa digna
É em Marvila, mas podia ser noutra freguesia de Lisboa ou, até, em diferentes concelhos do País: o direito a uma habitação digna não é efectivamente garantido a todos. Para lá dos que não conseguem pagar os valores exorbitantes de rendas e prestações (demasiado altas para os magros salários e as parcas pensões), há os que vivem em habitações públicas em mau estado e com más condições de salubridade, e com equipamentos essenciais – como elevadores – permanentemente avariados ou degradados.
Naquela freguesia os moradores organizam-se e lutam, contando sempre com a solidariedade e o apoio do PCP.
Tudo a postos para o XXII Congresso do PCP
Artigo de acesso livre
XXII Congresso do PCP começa amanhã
Artigo de acesso livre
A um dia do início do XXII Congresso do PCP, voltamos a publicar um conjunto de informações úteis a delegados e convidados.
Proposta de Comité Central a eleger pelo XXII Congresso do PCP
Artigo de acesso livre
O Comité Central, reunido no fim-de-semana, aprovou a proposta de Comité Central a eleger pelo XXII Congresso do Partido. Nesta edição publicamos o nome, a profissão e a idade dos camaradas propostos. As biografias que surgem com todas as palavras destacadas são dos elementos que, não integrando o actual Comité Central, se propõe que sejam eleitos.
Acção Aumentar Salários e Pensões com grande adesão e ritmo pelo País
Como referiu recentemente Paulo Raimundo, avança com grande ímpeto a acção nacional Aumentar Salários e Pensões, para uma vida melhor. A ampla adesão à campanha explica-se também pela justeza do que esta propõe: o aumento dos salários e pensões e a defesa de serviços públicos.
Há soluções para o distrito do Porto e o País
João Oliveira, deputado do PCP ao Parlamento Europeu, realizou, nos dias 4 e 5, uma jornada de trabalho no distrito do Porto onde participou em sessões, encontros, e contactos com trabalhadores e populações.
Alternativa política na Madeira exige o fim da governação PSD
Em reacção ao chumbo do orçamento da Madeira, o PCP denunciou que a proposta representava a continuidade da política de direita na região, criticando, ainda, as «manobras» de PS, JPP, CH, IL e PAN.
Projecto Évora_27 não pode ser desvirtuado
Nova ofensiva contra a SATA
Reabertura da linha de Leixões
Exposição em torno do V Centenário de Luís de Camões
A vitalidade e o desgosto
Concentração hoje em Lisboa
Artigo de acesso livre
Com a luta na Alemanha e atentos à Autoeuropa
«Que pague a “crise” automóvel quem está na sua origem» - exigiu a FIEQUIMETAL/CGTP-IN, que enviou ao sindicato IG Metall uma moção de solidariedade e divulgou um pertinente comunicado do SITE Sul.
Grande greve na Saúde comprovou prosseguimento da luta após OE
Não é por estar aprovado o Orçamento do Estado que os trabalhadores vão deixar de lutar e exigir respostas do Governo, como foi salientado no dia 6, durante a greve nacional que se fez sentir na Saúde.
Basta de empobrecer
Museus e monumentos
Transformações de Abril em debate
Proposta do PCP de aumento do SMN para mil euros hoje em debate na AR
Artigo de acesso livre
O Parlamento aprecia hoje, 12, o diploma do PCP que recomenda ao Governo o aumento do salário mínimo nacional (SMN) para 1000 euros já em Janeiro de 2025.
PCP requer audição e questiona sobre despedimentos na Coindu
O PCP solicitou com carácter de urgência a audição dos secretários de Estado da Economia e do Trabalho e a Inspectora Geral da Autoridade para as Condições de Trabalho sobre o encerramento da empresa Coindu.
Apurar responsabilidades na gestão da Efacec
Pela classificação da obra de Adriano Correia de Oliveira
União Europeia pelo caminho errado
Parlamento assinala cem anos do nascimento de Mário Soares
CDU apresenta candidatos a Loures, Beja e Serpa
Artigo de acesso livre
A CDU anunciou esta semana que Gonçalo Caroço, João Dias e Vítor Picado são, respectivamente, os seus candidatos às presidências das câmaras municipais (CM) de Loures, Serpa e Beja.
Seixal com o maior orçamento de sempre
A Câmara Municipal do Seixal (CMS) aprovou, dia 29 de Novembro, as grandes opções do plano (GOP) e orçamento para 2025, com um orçamento próximo dos 189 milhões de euros.
CNA alerta para queda acelerada de rendimentos dos agricultores
A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) reitera a urgência de medidas para garantir transparência e justiça ao longo da cadeia agro-alimentar e para fazer face à quebra de rendimentos dos agricultores.
Casa do Douro para servir os interesses dos pequenos e médios viticultores
Lutar pelo multibanco valeu a pena na Covilhã e na Azinhaga
Moção de censura derruba governo francês
O primeiro-ministro francês, Michel Barnier, apresentou a sua demissão no seguimento da aprovação de uma moção de censura contra o seu governo. A denominada Nova Frente Popular exige que o presidente Macron nomeie um primeiro-ministro que emane deste conjunto heterógeneo de forças políticas, que em conjunto alcançaram o maior número de deputados nas últimas eleições legislativas.
Pela rejeição do Acordo UE-Mercosul
Artigo de acesso livre
República Árabe Síria é há muito alvo do imperialismo
Artigo de acesso livre
A República Árabe Síria, com o seu carácter secular e multiétnico, tem constituído um esteio na resistência à ingerência e às agressões dos EUA e seus aliados, nomeadamente de Israel, e na solidariedade com a luta do povo palestiniano em prol da sua causa nacional.
BRICS querem moedas nacionais nas trocas comerciais e económicas
Rússia, China e Índia reafirmaram que os países BRICS vão continuar a avançar na criação de uma nova plataforma de pagamentos e transações internacionais e na dinamização do uso de moedas nacionais no comércio externo.
SWAPO ganhou eleições na Namíbia
Nas eleições na Namíbia, Netumbo Nandi-Ndaitwah, a candidata apoiada pela SWAPO (Organização do Povo da África do Sudoeste), foi eleita presidente da República. O partido, que dirigiu a luta pela independência, conquistada em 1990, renovou também a maioria parlamentar e continuará a governar o país.