Nova ofensiva contra a SATA

Face às recentes notícias de investigações em curso sobre alegados comportamentos criminosos que poderão ter prejudicado a SATA, o PCP emitiu, no dia 6, um comunicado em que afirma estar a levar-se a cabo uma nova ofensiva contra a companhia e o direito à mobilidade nos Açores.

«O que se está a tentar fazer é a transformação da vítima, SATA, em criminosa, numa mistura de factos com falsificações», sublinha, lembrando a tentativa de privatização da empresa, não concretizada, mas que deixou graves prejuízos.

«Perante estes factos», refere, «é fundamental garantir o total apuramento das responsabilidades políticas, penais e criminais dos prejuízos» impostos por opções erradas ou por comportamentos criminosos.

O Partido defende, ainda, que a Região e o Estado garantam à SATA mais financiamento, equilíbrio financeiro, e respeito e valorização dos seus trabalhadores, para que esta efectivamente assegure ligações aéreas ao continente a um custo ainda menor do que o actual e contribua para o desenvolvimento dos Açores.

Na nota, destaca-se que o modelo de liberalização no transporte aéreo dos Açores «está a colocar em risco o futuro da SATA», favorecendo as suas concorrentes, empresas estrangeiras, em centenas de milhões de euros dos cofres públicos.

O PCP recorda, ainda, as diversas auditorias do Tribunal de Contas que, confirmando os alertas dos comunistas, apontaram causas estruturais para a degradação financeira da companhia, nomeadamente o seu subfinanciamento crónico.

Este comunicado, surge na sequência da notícia de que um actual deputado do PS estará a ser investigado por, alegadamente, ter realizado (quando fazia parte do governo regional) negócios danosos com a SATA, que teriam resultado em prejuízos de centenas de milhões de euros para a companhia.

 



Mais artigos de: PCP

Há soluções para o distrito do Porto e o País

João Oliveira, deputado do PCP ao Parlamento Europeu, realizou, nos dias 4 e 5, uma jornada de trabalho no distrito do Porto onde participou em sessões, encontros, e contactos com trabalhadores e populações.

Projecto Évora_27 não pode ser desvirtuado

O PCP requereu a audição da Equipa de Missão responsável pela candidatura vencedora Évora_27 Capital Europeia da Cultura e da ministra da Cultura para que sejam prestados esclarecimentos sobre a situação criada com a demissão de toda a equipa a dois anos da abertura do acontecimento. No requerimento, onde propõe que se...

Reabertura da linha de Leixões

Por proposta do Partido, a Assembleia da República aprovou, na discussão na especialidade do Orçamento do Estado, a reabertura da linha de Leixões, com ligação Leixões-Campanhã, por Ermesinde, apesar do voto contra de PSD e CDS, e abstenção de CH e IL. Esta é uma medida importante, afirmam, em nota conjunta, as...

Exposição em torno do V Centenário de Luís de Camões

Prosseguindo a realização do seu programa de comemorações do V Centenário do nascimento de Luís de Camões, o PCP inaugura no próximo dia 20 de Dezembro, pelas 18.00 horas, na Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, a exposição «Camões, poeta do povo num mundo em mudança», que...

A vitalidade e o desgosto

A proximidade com o Congresso do PCP justifica uma breve resenha de expressões mediáticas da ofensiva ideológica que enfrentamos. O XXI Congresso, no final de 2020 e na sequência de decisões corajosas com a realização da Festa do Avante!, foi alvo de ataque diversos de carácter antidemocrático. A capacidade já...