PCP
Ambiente: para a finança não vai nada, nada, nada?... Tudo!
Artigo de acesso livre
Crónica Internacional
Arauta do capital e da guerra
A talhe de foice
O genocídio e as fontes
Actual
Nem as crianças escapam
Actual
BCE suave
Actual
É a guerra
Defender Abril e lutar pela Paz ontem, como hoje, são objectivos da juventude
Centenas de jovens acudiram ao apelo da Plataforma pela Paz e o Desarmamento, e participaram, em Melides, Grândola, de 19 a 21, no Festival «Dêem uma Oportunidade à Paz», sob o lema «Em cada rosto igualdade». Na «vila morena», a juventude lembrou o evento homónimo que decorreu no Carvalhal em 1983 e comemorou os 50 anos da Revolução de Abril.
CDU é projecto de ruptura ao serviço do povo, também nas autarquias
No domingo, 21, Paulo Raimundo participou na Festa/Convívio de Verão, realizada na Praia Fluvial de Merelim S. Paio, Braga, onde estiveram militantes do PCP e do PEV, assim como muitos amigos da CDU, tornando pequeno aquele belo espaço de lazer e recreio. O convívio e a camaradagem, os comes e bebes em formato de piquenique, a animação musical, o desporto, actividades para crianças e jogos tradicionais também marcaram presença.
Novas e velhas ameaças à espreita na ferrovia
«O Programa de Governo e as ameaças à Ferrovia portuguesa». Foi sob este título que se realizou, no dia 18, uma audição pública com diversas estruturas representativas dos trabalhadores do sector. No Clube Ferroviário, em Lisboa, as novas ameaças e a reforçada ofensiva aos caminhos de ferro estiveram no centro da discussão.
Combate político e social ao Orçamento do PSD/CDS
O PCP prometeu um «combate aguerrido» à proposta de Orçamento do Estado para 2025, uma vez que assenta na matriz do programa do Governo. Isso mesmo foi anunciado por Paulo Raimundo no dia 19, na residência oficial do primeiro-ministro.
PCP solidário com Artistas Unidos
Uma delegação do PCP – onde se integravam os vereadores do PCP na Câmara Municipal de Lisboa, João Ferreira e Ana Jara – esteve presente, na passada semana, no Teatro do Politécnica em solidariedade com a Companhia de Teatro Artistas Unidos, que terá que deixar o espaço até ao final do Julho sem uma alternativa que garanta a continuidade do seu trabalho.
Projecto autárquico da CDU mudou Setúbal para melhor
Valeu a pena lutar pelo IP 2
Tanto directo para tão pouca informação
Estado pode travar insolvência da Inapa
O Grupo Inapa, com cerca de 200 trabalhadores em Portugal e outros 1500 distribuídos por várias empresas no estrangeiro, anunciou há dias que pretende declarar a insolvência. O PCP exige a intervenção do Estado, o seu maior accionista.
Acordo na CP alcançado após primeiro dia de greve
Os trabalhadores da CP conseguiram chegar a um acordo de princípio com a administração da empresa, no sentido da valorização das suas carreiras e salários, informaram os sindicatos na terça-feira à noite.
Médicos em greve exigem valorização já no OE 2025
Com a forte adesão à greve de dois dias, os médicos reforçaram a exigência de «negociação séria e competente», para que as grelhas salariais possam constar no Orçamento do Estado do próximo ano.
«Regabofe no lay-off» na Autoeuropa
Sargentos em tribuna pública
Corticeiros em greve no dia 31
Um Governo ao serviço dos poderosos e sem resposta para os problemas
Artigo de acesso livre
Paulo Raimundo acusou o Governo de ignorar os problemas das pessoas e de optar por, «rapidamente e em força, responder aos interesses dos grupos económicos», deixando a garantia de que tal política terá pela frente o combate do PCP.
Os produtores de uva precisam de apoios
A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) defende a adopção de medidas de apoio para o sector do vinho, que incluam os produtores de uva que não produzem vinho. São estes que sentem as maiores dificuldades, garante.
CPPC insiste na proibição das armas nucleares
O CPPC lançou uma nova petição pela adesão de Portugal ao Tratado de Proibição de Armas Nucleares, já ratificado por 70 Estados. A petição, já aberta à subscrição, é dirigida à Assembleia da República.
Cuba tem direito ao desenvolvimento soberano
Por uma rede pública de lares
Tribuna solidária com os imigrantes
Exigida informação ocultada sobre contratos de aquisição de vacinas na UE
Deputado do PCP exige à Comissão Europeia (CE) informação urgente relativa aos contratos de aquisição de vacinas contra a COVID-19 e às responsabilidades dos membros da CE, incluindo da sua presidente, Ursula Von der Leyen, nas negociações.
Resolução do PE insiste em alimentar a guerra
A resolução aprovada no Parlamento Europeu (PE), no dia 17, sobre o conflito na Ucrânia, «insere-se num caminho que, como a realidade tem vindo a demonstrar, é contrário ao do interesse dos povos», considera João Oliveira, deputado do PCP no PE.
Pela suspensão do Acordo UE-Israel
Altas taxas de juro beneficiam a banca e prejudicam o povo, a economia e o País
Von der Leyen é solução para as multinacionais mas não para os povos
Nova Comissão Europeia, velhas políticas
Tribunal Internacional de Justiça considera ilegal ocupação da Palestina
Artigo de acesso livre
O Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) considerou ilegal a presença contínua de Israel nos territórios palestinianos ocupados e insta as autoridades israelitas a retirar todos os colonatos desses territórios.
«Onda de despertar e de dignidade nacional» em vésperas de eleições na Venezuela
Na Venezuela, nas eleições presidenciais de domingo, 28, mais de 21,6 milhões de eleitores estão habilitados a votar. Nicolás Maduro está confiante na vitória nas eleições, porque considera que «se levantou uma onda de despertar e de dignidade nacional para travar o fascismo e a extrema-direita que ameaça a paz do país».
Luto nacional no Vietname pela morte de Nguyen Phu Trong
Biden abandona candidatura à Presidência
Pela paz! Por um sistema de segurança colectiva! Não à guerra! Não à NATO!
Artigo de acesso livre
O Desporto na promoção da paz, da igualdade e da amizade entre os povos
Artigo de acesso livre
Nicarágua celebra 45 anos da Revolução Sandinista
Artigo de acesso livre
Livros
Armindo Rodrigues, o Poeta que questionou o nosso tempo
31 Julho 1914 – Assassinato de Jean Jaurès
Festas de Verão
Teatro
Infância
Cinema
Música
Se a Festa é de todos é (também) das crianças
Longe de ser uma frase feita, a Festa do Avante! é para todos é uma realidade vivida (tão intensamente quanto cada um quiser) durante três dias de Setembro na Quinta da Atalaia. Os mais pequenos não são excepção e não só são muito bem-vindos como têm espaços e programação que lhes são especialmente destinados. A festa das crianças e das famílias é mesmo uma festa dentro da Festa.