Cuba tem direito ao desenvolvimento soberano
O Conselho Português para a Paz e Cooperação e a Associação de Amizade Portugal-Cuba lançaram, no dia 19, uma Carta Aberta dirigida ao presidente dos EUA pela retirada de Cuba da lista de países ditos «patrocinadores do terrorismo». A aviltante inclusão de Cuba nesta famigerada lista tem graves consequências para a economia do país, constituindo na prática um reforço do criminoso e ilegal bloqueio imposto pelos EUA, que representa o mais sério obstáculo ao pleno desenvolvimento de Cuba.
Há mais de 60 anos que os EUA impõem, unilateralmente, um bloqueio económico, comercial, financeiro contra a República de Cuba, procurando obstaculizar e mesmo privar este país da aquisição de alimentos, medicamentos, combustíveis, matérias-primas e equipamentos essenciais para a economia cubana e, assim, atingir as condições de vida do povo cubano. A 15 de Maio de 2024, os EUA decidiram manter Cuba na sua arbitrária e ilegítima lista de países ditos «patrocinadores do terrorismo», acusam o CPPC e a AAPC.
As organizações subscritoras expressam a sua solidariedade com o povo cubano e juntam a sua à voz de todos quantos defendem o seu direito a «escolher o seu caminho livre de ingerências externas».