Cuba tem direito ao desenvolvimento soberano

O Conselho Português para a Paz e Cooperação e a Associação de Amizade Portugal-Cuba lançaram, no dia 19, uma Carta Aberta dirigida ao presidente dos EUA pela retirada de Cuba da lista de países ditos «patrocinadores do terrorismo». A aviltante inclusão de Cuba nesta famigerada lista tem graves consequências para a economia do país, constituindo na prática um reforço do criminoso e ilegal bloqueio imposto pelos EUA, que representa o mais sério obstáculo ao pleno desenvolvimento de Cuba.

Há mais de 60 anos que os EUA impõem, unilateralmente, um bloqueio económico, comercial, financeiro contra a República de Cuba, procurando obstaculizar e mesmo privar este país da aquisição de alimentos, medicamentos, combustíveis, matérias-primas e equipamentos essenciais para a economia cubana e, assim, atingir as condições de vida do povo cubano. A 15 de Maio de 2024, os EUA decidiram manter Cuba na sua arbitrária e ilegítima lista de países ditos «patrocinadores do terrorismo», acusam o CPPC e a AAPC.

As organizações subscritoras expressam a sua solidariedade com o povo cubano e juntam a sua à voz de todos quantos defendem o seu direito a «escolher o seu caminho livre de ingerências externas».

 



Mais artigos de: Nacional

Os produtores de uva precisam de apoios

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) defende a adopção de medidas de apoio para o sector do vinho, que incluam os produtores de uva que não produzem vinho. São estes que sentem as maiores dificuldades, garante.

CPPC insiste na proibição das armas nucleares

O CPPC lançou uma nova petição pela adesão de Portugal ao Tratado de Proibição de Armas Nucleares, já ratificado por 70 Estados. A petição, já aberta à subscrição, é dirigida à Assembleia da República.

Por uma rede pública de lares

A Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos – MURPI e a Inter-Reformados, da CGTP-IN, promoveram em Lisboa, na quinta-feira, 18, uma tribuna pública em defesa de uma rede pública de lares e outros equipamentos sociais. A iniciativa inseriu-se na acção que as duas organizações...

Tribuna solidária com os imigrantes

Na Freguesia de Arroios, onde mais de 20 por cento dos residentes não têm nacionalidade portuguesa, a CDU realizou uma «Tribuna solidária com os imigrantes», na passada semana, que contou com a presença de Ana Jara, vereadora do PCP na Câmara Municipal de Lisboa. Num contexto em que se...