«Onda de despertar e de dignidade nacional» em vésperas de eleições na Venezuela

Na Ve­ne­zuela, nas elei­ções pre­si­den­ciais de do­mingo, 28, mais de 21,6 mi­lhões de elei­tores estão ha­bi­li­tados a votar. Ni­colás Ma­duro está con­fi­ante na vi­tória nas elei­ções, porque con­si­dera que «se le­vantou uma onda de des­pertar e de dig­ni­dade na­ci­onal para travar o fas­cismo e a ex­trema-di­reita que ameaça a paz do país».

Ni­colás Ma­duro está con­fi­ante na vi­tória nas elei­ções pre­si­den­ciais na Ve­ne­zuela

Ter­mina hoje, 25, a cam­panha elei­toral na Ve­ne­zuela, tendo em vista a eleição pre­si­den­cial de 28 de Julho. Ni­colás Ma­duro é o can­di­dato do Grande Pólo Pa­trió­tico, que reu­nindo forças pro­gres­sistas ve­ne­zu­e­lanas, en­frenta nove ou­tros can­di­datos. Ni­colás Ma­duro, ac­tual Pre­si­dente, con­si­derou que nesta eleição se está a de­finir o fu­turo da Ve­ne­zuela.

Re­corde-se que, ao longo de anos, a Re­pú­blica Bo­li­va­riana da Ve­ne­zuela tem vindo a re­sistir à im­po­sição de inú­meras me­didas co­er­civas por parte dos EUA e da UE (com o apoio de su­ces­sivos go­vernos por­tu­gueses), uti­li­zadas como ins­tru­mentos de in­ge­rência e que cons­ti­tuem uma vi­o­lação do di­reito in­ter­na­ci­onal: ins­ti­gação e apoio a ten­ta­tivas de golpe de Es­tado; pro­moção de ope­ra­ções de de­ses­ta­bi­li­zação, no­me­a­da­mente pelo não re­co­nhe­ci­mento dos re­sul­tados elei­to­rais; boi­cote co­mer­cial, eco­nó­mico e fi­nan­ceiro; con­ge­la­mento e roubo de ac­tivos da Ve­ne­zuela no valor de mi­lhares de mi­lhões de dó­lares (in­cluindo através do Novo Banco), vi­sando atingir as con­di­ções de vida do povo ve­ne­zu­e­lano, e con­se­quen­te­mente da co­mu­ni­dade luso-ve­ne­zu­e­lana. A tudo isto a Re­vo­lução bo­li­va­riana tem vindo a re­sistir.

Alerta para ope­ração da di­reita gol­pista
O Grande Pólo Pa­trió­tico tem vindo a de­nun­ciar planos da di­reita gol­pista para, à se­me­lhança do que acon­teceu em an­te­ri­ores elei­ções, pro­curar sa­botar, de­ne­grir e co­locar em causa o pro­cesso elei­toral, vi­sando o não re­co­nhe­ci­mento dos re­sul­tados elei­to­rais.

O Grande Pólo Pa­trió­tico alerta para que, após o anúncio dos re­sul­tados da eleição pelo Con­selho Na­ci­onal Elei­toral (CNE), a di­reita – que ao longo dos úl­timos 25 anos pro­ta­go­nizou di­versas ma­no­bras gol­pistas na Ve­ne­zuela, in­cluindo ten­ta­tivas de golpe de Es­tado – co­me­çará a clamar «fraude» elei­toral, aliás como já co­meçou a fazer du­rante o pe­ríodo da cam­panha elei­toral.

31.ª eleição em 25 anos
Para este acto elei­toral – o 31.º que se re­a­liza na Ve­ne­zuela desde o triunfo da Re­vo­lução bo­li­va­riana, há 25 anos – estão ha­bi­li­tados a ir às urnas mais de 21,6 mi­lhões de ve­ne­zu­e­lanos.

Os ob­ser­va­dores es­tran­geiros, entre os quais se en­con­tram re­pre­sen­tantes do Centro Carter (dos EUA), do Con­selho de Pe­ritos Elei­to­rais da Amé­rica La­tina e do Painel de Pe­ritos da ONU, entre ou­tros, con­si­de­raram «to­tal­mente» se­guro o sis­tema elei­toral ve­ne­zu­e­lano.

Cerca de 140 meios de co­mu­ni­cação foram acre­di­tados para co­brir a eleição. E co­me­çaram já a chegar à Ve­ne­zuela 164 en­vi­ados es­pe­ciais de 76 meios de co­mu­ni­cação de 21 países, que in­te­gram um total de 1326 pro­fis­si­o­nais da co­mu­ni­cação so­cial que irão acom­pa­nhar a vo­tação.

 



Mais artigos de: Internacional

Luto nacional no Vietname pela morte de Nguyen Phu Trong

O Secretário-Geral do Partido Comunista do Vietname (PCV), Nguyen Phu Trong, faleceu em Hanói, no dia 19, aos 80 anos, vítima de doença prolongada. O Comité Central do PCV, a Assembleia Nacional, o presidente da República, o governo e a Frente da Pátria do Vietname anunciaram, num comunicado,...

Biden abandona candidatura à Presidência

O presidente dos EUA, Joseph Biden, anunciou no domingo, 21, que abandona a candidatura à Presidência dos EUA e que apoiaa nomeação de Kamala Harris, actual Vice-Presidente, como candidata presidencial pelo Partido Democrata. Entretanto, Kamala Harris já confirmou a sua intenção de se apresentar à nomeação na Convenção...