Tribuna solidária com os imigrantes
Na Freguesia de Arroios, onde mais de 20 por cento dos residentes não têm nacionalidade portuguesa, a CDU realizou uma «Tribuna solidária com os imigrantes», na passada semana, que contou com a presença de Ana Jara, vereadora do PCP na Câmara Municipal de Lisboa.
Num contexto em que se agravam os seus problemas de integração e acesso a condições de vida, foram vários os testemunhos dos imigrantes. Ali, a CDU apresentou as suas propostas e reafirmou a sua solidariedade e compromisso de continuar a defender os direitos dos imigrantes.
Neste sentido, a CDU exige que a Junta de Freguesia de Arroios recue na obrigatoriedade de já ter residência válida para obter o atestado de residência na freguesia e que o Governo não avance com o fim da manifestação de interesse. Além do reforço da AIMA e dos seus meios, bem como do aumento do salário mínimo para todos, a CDU defende ainda o fim de todas as expressões de racismo, xenofobia, discriminação e violência.
Litoral Alentejano
A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) criticou o corte de financiamento das organizações que apoiam cidadãos migrantes nos cinco concelhos do Litoral Alentejano. Em comunicado, Vítor Proença, presidente da CIMAL, frisou mesmo que o território «está a ser discriminado» pelo Poder Central em matéria de apoio aos migrantes.