Luto nacional no Vietname pela morte de Nguyen Phu Trong
O Secretário-Geral do Partido Comunista do Vietname (PCV), Nguyen Phu Trong, faleceu em Hanói, no dia 19, aos 80 anos, vítima de doença prolongada.
O Comité Central do PCV, a Assembleia Nacional, o presidente da República, o governo e a Frente da Pátria do Vietname anunciaram, num comunicado, que as cerimónias fúnebres se realizam na capital, Hanói, hoje, 25, e amanhã, tendo sido decretados dois dias de luto nacional, em que as bandeiras estarão a meia haste nos locais de trabalho e locais públicos e serão suspensas todas as actividades de entretenimento.
Nguyen Phu Trong nasceu em 1944 no seio de uma família camponesa, na comuna de Dong Hoi, um distrito de Hanói, e ingressou nas fileiras do PCV em 1967. Licenciado em Filologia e doutorado em Ciências Políticas, integrou o Comité Central do PCV desde 1994 e o seu Bureau Político desde 1997.
Devido às suas notáveis contribuições para a causa revolucionária do Partido e da nação, Nguyen Phu Trong foi agraciado com a Ordem Estrela Dourada, a mais alta condecoração no Vietname.
O presidente do Vietname, To Lam, exaltou as grandes qualidades e contributos do dirigente desaparecido, sublinhando, entre outros aspectos, que «foi um excelente discípulo que nunca deixava de aprender e seguir o pensamento, a ética e o estilo do presidente Ho Chi Minh, e que dedicou toda a sua vida à causa revolucionária do nosso Partido, nação e povo».
Num extenso artigo publicado na imprensa vietnamita, To Lam realçou os mais de 55 anos de actividade contínua do dirigente comunista, forjado na prática revolucionária, com visão estratégica e pensamento agudo. Nguyen Phu Trong, acrescentou, «é verdadeiramente um exemplo típico da pura ética revolucionária, diligência e imparcialidade, com um estilo de vida simples, um estilo de trabalho democrático, dedicado e científico, que foi respeitado e amado pelos quadros, militantes do Partido e povo, e muito apreciado pelos amigos internacionais».
O presidente vietnamita destacou também que, juntamente com o colectivo do Comité Central do PCV, Nguyen Phu Trong aplicou e desenvolveu criativamente o marxismo-leninismo e o pensamento de Ho Chi Minh, contribuindo para a construção de um partido cada vez mais transparente e sólido e um Estado de direito socialista do povo, pelo povo e para o povo».
PCP expressa as suas condolências
O Secretariado do Comité Central do PCP, assim como o Secretário-Geral do PCP, enviaram cartas onde expressaram a profunda tristeza pelo falecimento de Nguyen Phu Trong, Secretário-Geral do Comité Central do Partido Comunista do Vietname.
Nas mensagens é sublinhado que Nguyen Phu Trong «foi um eminente revolucionário comunista que dedicou toda a sua vida em prol dos interesses e das aspirações do povo vietnamita, de independência, de soberania, de desenvolvimento e progresso social da sua pátria, da construção do socialismo», tendo o PCP transmitido «os sentimentos de mais profundo pesar e as condolências dos comunistas portugueses ao Partido Comunista do Vietname e, por seu intermédio, ao povo vietnamita e à família do camarada Nguyen Phu Trong.»