PCP solidário com Artistas Unidos
Uma delegação do PCP – onde se integravam os vereadores do PCP na Câmara Municipal de Lisboa, João Ferreira e Ana Jara – esteve presente, na passada semana, no Teatro do Politécnica em solidariedade com a Companhia de Teatro Artistas Unidos, que terá que deixar o espaço até ao final do Julho sem uma alternativa que garanta a continuidade do seu trabalho.
A situação dos Artistas Unidos arrasta-se há já vários anos
Esta é uma situação que se arrasta há vários anos e sobre a qual o PCP tem questionado os executivos e governos, tanto na Câmara e Assembleia Municipal de Lisboa como na Assembleia da República.
No mesmo dia, 16, Natacha Amaro, eleita nas listas da CDU, usou da palavra na Assembleia Municipal para denunciar, uma vez mais, a dramática situação desta companhia, à qual se junta a luta de tantas outras estruturas artísticas da cidade.
Existência ameaçada
Também João Oliveira, deputado do PCP no Parlamento Europeu, manifestou solidariedade com a companhia de teatro, que visitou em Junho deste ano e alertou para a situação decorrente do subfinanciamento e da desresponsabilização das políticas culturais. Segundo o deputado, os Artistas Unidos, enquanto entidade apoiada pela DGArtes, têm de cumprir o seu plano de programação, sob pena da companhia perder o contrato, ameaçando a própria existência futura da companhia.