Se a Festa é de todos é (também) das crianças
Longe de ser uma frase feita, a Festa do Avante! é para todos é uma realidade vivida (tão intensamente quanto cada um quiser) durante três dias de Setembro na Quinta da Atalaia. Os mais pequenos não são excepção e não só são muito bem-vindos como têm espaços e programação que lhes são especialmente destinados. A festa das crianças e das famílias é mesmo uma festa dentro da Festa.
São muitos e variados os momentos de interesse e diversão para os mais pequenos
Por onde começar esta que se pretende ser uma espécie de visita guiada à Festa das crianças? Desde logo pela constatação de que todos os anos são muitas, e de todas as idades, as que visitam a Quinta da Atalaia.
Uma vez lá dentro, estão em todo o lado: a subir e descer as avenidas, com os pais e avós; nos restaurantes ou a fazer piqueniques; a descansar ou a brincar à sombra das árvores; a refrescar-se num chafariz ou a comer um gelado; a pintar a cara ou a aprender os segredos da ciência; a andar de escorrega ou de baloiço; a ouvir um conto ou a praticar desporto; a fazer um desenho ou a ler um livro; a assistir a um concerto ou a um espectáculo de teatro ou a dormir enquanto os pais assistem aos seus…
Dá para tudo isto e mais para aquilo que o autor deste texto não se lembrou, mas que a imaginação, a curiosidade e a alegria das crianças se encarregam de tornar possível.
O mundo das crianças
O primeiro local que vem à memória, quando o assunto é a presença dos mais pequenos na Festa do Avante!, é sem dúvida o Espaço Criança. Ali, numa ampla área cheia de sombras, as crianças têm à sua disposição escorregas, baloiços e muito por onde brincar e ainda um espaço para comer (sopa, mas também gomas). Ali podem também assistir a pequenos concertos ou ouvir histórias e aprender nos ateliês ou nos jogos.
Logo ao lado, podem tirar os pés do chão e subir na parede de escalada, dar voltas na roda gigante, andar nos carrosséis ou rebolar nos insufláveis. Poucas são as que não saem de lá com uma pintura facial. Há casas de banho para crianças e os pais dos bebés têm, ali mesmo ao lado, um sítio para trocar fraldas e micro-ondas para o leite e as papinhas (noutros locais da Festa há Espaços Bebé).
Com os ateliês, os brinquedos, os insufláveis e as pinturas faciais em funcionamento durante praticamente toda a Festa, o Espaço Criança tem ainda diversas iniciativas previstas: Yoga do Riso; sessões de cinema com a Monstrinha; oficina de língua gestual; espectáculos de música e teatro; actuações dos Tocá Rufar; oficinas de fantoches, jogos de água, contos, o circo matemático e muito mais.
Toda a Festa é delas
Para além do Espaço Criança – o mundo delas – todos os espaços da Festa se preparam para as receber, logo pela manhã. Em Lisboa e Setúbal, em dois pontos bem diferentes do recinto, há uma variada programação infantil.
No Espaço de Lisboa há diversas iniciativas para as crianças e suas famílias: sessões musicais, aulas de dança, teatro de robertos, poesia, oficinas de gaitas de foles e forró, aula e roda de Capoeira, passeios musicais, o «cancioneiro clandestino – canções de protesto» e contos populares.
Em Setúbal, o Sítio da Brincadeira, que está sempre a funcionar, terá patente uma exposição de brinquedos, de Hélder Martins: entre eles contam-se um Pinóquio proibido pela censura, brinquedos vendidos nas festas do Avante! De 1976 e 1977, marionetas feitas pela comunidade cigana, marionetas portuguesas ou dois carros de madeira, de 1932, para as crianças poderem sentar. Pinturas faciais, bolas de sabão, ioga, oficinas de instrumentos com materiais reciclados, de papagaios de papel, de danças tradicionais portuguesas, de artes circenses e de música (inspirada nas canções de José Barata-Moura), contos e um jogo sobre o 25 de Abril com desenhos, mímica e perguntas completam a programação.
Teatro, cinema e muito mais
No Avanteatro há dois espectáculos para as crianças e suas famílias: O Pequeno Livro dos Medos, de Sérgio Godinho, com adaptação e interpretação de Elsa Galvão; e Os Barrigas e os Magriços, inspirado no conto de Álvaro Cunhal e levado à cena pelo Teatro Estúdio Fontenova. No Cineavante, a Monstrinha terá uma vez mais o melhor do cinema de animação.
A Festa do Livro terá uma vez mais uma grande oferta de obras infanto-juvenis e o Espaço Ciência, para além de uma área específica para as crianças, tem momentos de experimentação que sempre as fascina.
Não há razões para não levar os mais pequenos à Festa do Avante!, que também é para eles.