O Quintas do Avante! está de volta

O podcast da Festa do Avante!, espaço de conversa em torno da cultura, do convívio, do trabalho e da luta, está de volta, semanalmente, às quintas-feira, e pode ser escutado através do www.festadoavante.pcp.pt. Nele participa gente das artes – literatura, música, cinema, teatro, entre outras – que nos dá a conhecer, na primeira pessoa, as suas experiências e opiniões.

Gil Salgueiro Nave
No primeiro episódio, o Quintas do Avante! esteve à conversa com o encenador Gil Salgueiro Nave, que falou sobre a peça «A grande imprecação diante das muralhas da cidade», uma metáfora sobre o poder, escrita pela dramaturgo alemão Tankred Dorst, que o Teatro das Beiras leva ao palco do Avanteatro. Gil Salgueiro Nave destacou ainda a importância do teatro no interior do País e na construção de um mundo pela defesa da paz.

João Duarte
O convidado da segunda edição foi o jovem canoista João Duarte, que conta já com dezenas de títulos nacionais e internacionais, entre os quais a Taça do Mundo de K2 1000m, ganha com Fernando Pimenta em 2022. Neste podcast, o atleta fala sobre as diferenças entre pagaiar sozinho ou em equipa, da importância dos detalhes, dos valores do desporto, da atmosfera de fraternidade da Festa do Avante! e de como o trabalho é mais importante que o talento.

João Pedro Mésseder
No terceiro episódio, o escritor e poeta João Pedro Mésseder aborda a relação da literatura com a sociedade e a política, os diálogos que estabelece nos seus textos com outros autores, o trabalho colaborativo com ilustradores que desenvolve e as semelhanças e diferenças da escrita para crianças e para adultos.
João Pedro Mésseder é autor de livros para crianças, jovens e adultos como «Versos com Reversos» e «Palavra que Voa», (nomeados para as «IBBY Honour Lists» de 2000 e 2006), «Pequeno Livro das Coisas» (Prémio Bissaya Barreto, 2014) e «Coisas Que Gostam de Coisas» (Prémio Sociedade Portuguesa de Autores, 2016).
O escritor e poeta recebeu o Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho de Poesia pelo livro «Fissura» (Caminho, 2000). Os seus livros «Uma Pequena Luz Vermelha e Outros Poemas» (2021) e «Romance do 25 de Abril» (2007) prendem-se com a temática da Revolução.

Mao (Garotos Podres)
Mais recentemente, Mao, vocalista dos Garotos Podres, uma das mais lendárias bandas de punk rock do Brasil, frisou que a música também é um instrumento de luta, por ser capaz de organizar e dar ritmo às ideias. Comprometidos com o combate à extrema direita e a todas as expressões do imperialismo no seu País e no mundo, os Garotos Podres estão prontos para um concerto inédito na Festa do Avante!.

 



Mais artigos de: Festa do Avante!

Se a Festa é de todos é (também) das crianças

Longe de ser uma frase feita, a Festa do Avante! é para todos é uma realidade vivida (tão intensamente quanto cada um quiser) durante três dias de Setembro na Quinta da Atalaia. Os mais pequenos não são excepção e não só são muito bem-vindos como têm espaços e programação que lhes são especialmente destinados. A festa das crianças e das famílias é mesmo uma festa dentro da Festa.