Membro do Secretariado
Pela verdade e a paz
Artigo de acesso livre
Crónica Internacional
Rafah – a máscara caiu
Actual
Debates e circo mediático
Actual
Central de manipulação eleitoral
Actual
VAR ideológico
A talhe de foice
Evidentemente
As prioridades do PCP e da CDU na luta por uma vida melhor
O PCP apresentou no sábado, em Lisboa, as «30 Medidas Prioritárias» do seu Programa Eleitoral, numa sessão que contou com a intervenção de Paulo Raimundo, Secretário-Geral do Partido.
30 medidas prioritárias: mudar de política para uma vida melhor
A dimensão e a urgência dos problemas com que os trabalhadores e o povo estão confrontados não admitem adiamentos. Não é aceitável que os interesses da banca e dos restantes grupos económicos ponham em causa os direitos e as condições de vida. As imposições da UE e do euro não se podem sobrepor ao desenvolvimento do País.
O País tem recursos para responder à exigência de uma vida melhor, de um Portugal desenvolvido e soberano. Recusando inevitabilidades e apontando um caminho alternativo, batemo-nos por uma ruptura com a política de direita e avançamos com 30 medidas prioritárias para responder, agora, aos baixos salários e pensões, à degradação dos serviços públicos, aos preços da habitação, à injustiça fiscal, aos direitos das crianças e dos jovens.
As 30 medidas que se salientam serão transformadas em propostas a apresentar na Assembleia da República e para lá dela, após as eleições de 10 de Março.
É possível uma vida melhor
Portugal é hoje um País marcado por profundas desigualdades e injustiças sociais. O aumento dos preços de bens e serviços essenciais, não acompanhado pela devida valorização de salários e pensões, provocou uma acentuada quebra no poder de compra da generalidade da população.
No trilho dos valores de Abril o povo é quem mais ordena
Em Serpa, Sines e Grândola, o Secretário-Geral do PCPpropôso aumento geral dos salários para enfrentar o custo de vida, e em Pias um aumento das pensões em 7,5 por cento com um mínimo de 70 euros.
Campanha da CDU avança nos distritos do Porto, Aveiro e Leiria
João Oliveira, primeiro candidato da CDU ao Parlamento Europeu, tem participado, de forma activa, na campanha para as Eleições Legislativas de 10 de Março. Nos dias 7, 8 e 9, esteve nos distritos do Porto, Aveiro e Leiria.
Responder aos problemas da pobreza e das crianças
Dois encontros, com a UNICEF Portugal e com o Movimento Erradicar a Pobreza, realizados na Sede Nacional do PCP, em Lisboa, marcaram a agenda do Partido nos dias 12 e 14, respectivamente.
Eleições na Madeira são acto clarificador
O PCP defende eleições antecipadas na Região Autónoma da Madeira como «acto clarificador» para a situação política aberta com as suspeitas de corrupção envolvendo o próprio presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.
Defender os madeirenses da ditadura do mercado
«Caminho novo» só com a CDU, afirma Jerónimo de Sousa no Alentejo
Braga
Viseu
Região Oeste
Apoiamos a CDU
Artigo de acesso livre
Razões de voto e de luta na limpeza industrial
«É preciso eleger mais deputados que representem os trabalhadores», afirma o PCP no mais recente número do boletim Linha da Frente, do sector da limpeza industrial. Mais votos na CDU significa mais potencial de organização e mais deputados para defender os trabalhadores.
Regras flexíveis no plano inclinado das TV
Artigo de acesso livre
CGTP-IN prepara 15.º Congresso desenvolvendo a luta
A realização do 15.º Congresso da CGTP-IN, nos dias 23 e 24, «tem de ser articulada com a luta nos locais de trabalho», salientou Isabel Camarinha, após a última reunião do Conselho Nacional.
Determinação por exigências justas patente em greves e plenários
EDP, Izidoro, Sonae, Varandas de Sousa e Aunde são empresas onde os trabalhadores decidiram nos últimos dias passar à luta, concretizada em greves, plenários e concentrações, por melhores salários.
Unidade, firmeza e resultados
Plenário do STAL exige soluções
Amanhã na CIP
Só uma paz justa será duradoura
Na Palestina, no Médio Oriente ou em qualquer parte do mundo, só é possível uma paz duradoura se for baseada na justiça e nos direitos dos povos, concordaram os participantes num debate promovido em Lisboa, no dia 8, por CPPC e MPPM.
PS ignora a Cine Incrível e o Movimento Associativo almadense
Face à suspensão de actividades culturais na sala da Cine Incrível, em Almada, a CDU denunciou o descartar de responsabilidades da maioria do PS na Câmara Municipal (CM) e da sua presidente para com este espaço e as associações do concelho.
MDM exige o cumprimento da Lei da IVG
«Os 50 anos do 25 de Abril e a Liberdade» evocados pelas escolas de Évora
Contra a barbárie, Palestina independente
O CPPC tomou, ontem, posição pública sobre o brutal ataque das forças israelitas à região de Rafah, na Faixa de Gaza, apelando, tal como o faz há mais de quatro meses, a um cessar-fogo imediato e permanente e ao fornecimento de ajuda humanitária à população palestiniana.
Condenar o bloqueio!
União Europeia acentua deriva militarista
A atribuição, até 2027, de 50 mil milhões de euros à Ucrânia traduz a insistência da União Europeia no prolongamento da guerra e da confrontação e na rejeição da abertura de vias de negociação que visem alcançar a paz, acusam os deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE).
Pela liberdade de Julian Assange
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE) reafirmaram o apoio à imediata libertação de Julian Assange, detido em Londres desde 2019, após ter estado desde 2012 refugiado na Embaixada do Equador no Reino Unido. Julian Assange aguarda detido pela decisão de extradição para os EUA, onde enfrenta acusações por ter divulgado crimes de guerra dos EUA no Afeganistão e no Iraque.
Direitos das mulheres, das palavras aos actos
Cresce desindustrialização da Alemanha
Abrir (ainda mais) as portas aos OGM
Tropas israelitas prosseguem carnificina na Palestina ocupada
Ao arrepio das pertinentes resoluções das Nações Unidas e da decisão do Tribunal Internacional de Justiça, o Estado israelita continua os ataques militares indiscriminados à população palestiniana no Sul da Faixa de Gaza, e os assassinatos, as detenções e outros crimes na Cisjordânia e Jerusalém Oriental.
Argentinos rejeitam políticas do governo
Prosseguem na Argentina manifestações e outras acções contra as medidas ultraliberais impostas ou anunciadas pelo governo de extrema-direita do presidente Javier Milei.