Unidade, firmeza e resultados

Foi conquistado na Poolplaca Portuguesa Plásticos, na Figueira da Foz, um aumento salarial de 150 euros. Para este resultado da negociação, salientou o SITE Centro-Norte, dia 12, foi determinante a constante unidade dos trabalhadores, na apresentação do caderno reivindicativo.
O sindicato da FIEQUIMETAL/CGTP-IN considerou que ficou também provada a justeza da reivindicação avançada pela Intersindical Nacional: aumentos salariais de 15 por cento, com o mínimo de 150 euros para todos os trabalhadores.

Os beneficiários do regime especial dos ferroviários da Caixa de 1927 começaram a receber este mês as actualizações das pensões, assim como os respectivos retroactivos.
Ao dar a notícia, no dia 8, a FECTRANS/CGTP-IN assinalou que, «depois de muita insistência, finalmente se faz alguma justiça aos pensionistas deste regime especial, que estavam com as pensões congeladas desde 2009». Desconhecendo as razões pelas quais o Governo não considerou os anos de 2018 e 2019, a federação irá apresentar o problema ao novo Governo.

A greve dos trabalhadores dos bares dos comboios Alfa e Intercidades, que deveria começar no dia 10, foi suspensa, depois de ter sido alcançado acordo, com a concessionária Newrail, para aumentos salariais de 10 por cento, como disse nesse dia, à agência Lusa, Luís Miguel Trindade, dirigente do Sindicato da Hotelaria do Sul.
Nos motivos para a convocação da luta, como o sindicato divulgou, estavam igualmente o pagamento do trabalho suplementar, melhores condições de trabalho, cumprimento integral do Acordo de Empresa e a recusa do encerramento e de restrições nos serviços assegurados aos passageiros.
A CP recusou assumir o serviço e integrar os trabalhadores nos seus quadros, e renovou, para 2024, o contrato com a Newrail por um máximo de seis meses. Decorre um concurso internacional para atribuir a concessão da exploração.

O Restaurante Piano Dine N’ Jazz, no Porto, que encerrou a 21 de Dezembro, sem cumprir os requisitos legais e deixando os trabalhadores sem emprego e sem qualquer protecção social – como então denunciou o Sindicato da Hotelaria do Norte – acabou por pagar todos os direitos.
O sindicato da FESAHT/CGTP-IN revelou, no dia 9, que requereu uma reunião, no Ministério do Trabalho, na qual foi obtido compromisso patronal, posteriormente concretizado.



Mais artigos de: Trabalhadores

Plenário do STAL exige soluções

O STAL/CGTP-IN reuniu, dia 8, em Lisboa, mais de 500 dirigentes e delegados sindicais que, em plenário nacional, analisaram a situação situação de baixos salários e perda de poder de compra dos trabalhadores da Administração Local, e indicaram o rumo a ser seguido. Com soluções como o aumento...

Amanhã na CIP

Para amanhã, dia 16, às 11h30, a FIEQUIMETAL/CGTP-IN e os seus sindicatos realizam uma concentração junto da sede da CIP, em Lisboa, para exigir da confederação patronal o aumento real dos salários em 15 por cento, com um mínimo de 150 euros, a valorização das carreiras e o direito à negociação colectiva. O protesto...