Pela liberdade de Julian Assange
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE) reafirmaram o apoio à imediata libertação de Julian Assange, detido em Londres desde 2019, após ter estado desde 2012 refugiado na Embaixada do Equador no Reino Unido. Julian Assange aguarda detido pela decisão de extradição para os EUA, onde enfrenta acusações por ter divulgado crimes de guerra dos EUA no Afeganistão e no Iraque.
Deputados do PCP no PE exigem imediata libertação de Julian Assange
Por iniciativa dos deputados do PCP no Parlamento Europeu realizou-se no dia 8 mais uma acção de apoio e apelo à imediata libertação de Julian Assange. A sessão contou com a presença de deputados de diferentes grupos políticos do PE.
Estando prevista para os dias 20 e 21 deste mês a audição do Tribunal Superior de Londres sobre o caso de Assange, este acto teve como objectivo contribuir para que seja impedida a extradição do jornalista e fundador da WikiLeaks para os EUA e para que este seja imediatamente libertado.
Os deputados do PCP no PE promoveram igualmente uma reunião, com a presença de Stella Assange, em que esta explicou a situação em que o marido se encontra, reiterando a importância de todas as iniciativas e manifestações de apoio à rejeição da sua extradição e pela sua libertação imediata.
Stella Assange destacou os riscos que Julian Assange corre caso se confirmasse uma ordem de extradição para os EUA, nomeadamente «o risco real de graves violações dos seus direitos, incluindo de liberdade de expressão, a um julgamento justo, à proibição de tortura e de outras práticas cruéis, desumanas ou degradantes».
João Pimenta Lopes, deputado do PCP, expressou solidariedade com Julian Assange, lembrando diversas iniciativas promovidas pelos deputados comunistas portugueses no PE, exigindo a sua libertação e não extradição, e denunciando «o silêncio e hipocrisia das instituições da União Europeia» relativamente a este caso.
«A tentativa de extradição, criminalização e prisão de Julian Assange representa uma inaceitável pressão, visando condicionar a publicação de informação de interesse público, o que constitui uma séria ameaça ao pluralismo, à liberdade de imprensa, de expressão e de informação», consideram os deputados do PCP no PE.
João Pimenta Lopes e Sandra Pereira participaram ainda numa exposição no PE, mostrando os inúmeros prémios e condecorações que Assange recebeu de diversos países e organizações.