MDM exige o cumprimento da Lei da IVG

Na segunda-feira, 12, o núcleo de Lisboa do Movimento Democrático de Mulheres realizou uma acção de contacto com mulheres junto do Hospital Santa Maria, assinalando os 17 anos da Lei da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) e as medidas que se impõem para garantir o acesso à IVG através do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Para o MDM é fundamental a cobertura nacional da aplicação da lei, com implementação da IVG medicamentosa em centros de saúde; o reforço das políticas e dos programas de apoio na promoção dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e raparigas, com respeito pelas diferentes culturas e com atenção às de maior vulnerabilidade; cuidados de saúde primários com resposta aos cuidados da comunidade e de forma mais acessível; o acesso à contracepção mais adequada, garantindo a liberdade de escolha; a formação dos profissionais de saúde envolvidos em saúde sexual e reprodutiva; respeito pelos profissionais de saúde, garantindo-lhes maior valorização das carreiras e remunerações e condições de trabalho.

«As mulheres que precisam de realizar uma IVG vêem-se, muitas vezes, confrontadas com dificuldades de articulação e disponibilização entre os diferentes níveis de cuidados do SNS, o que é inadmissível», considera o MDM, assinalando que «é obrigação do Estado fazer cumprir a lei, garantindo uma resposta do SNS, em tempo útil, e assegurando a liberdade e privacidade para todas as mulheres que decidam recorrer à IVG».

 

 



Mais artigos de: Nacional

Só uma paz justa será duradoura

Na Palestina, no Médio Oriente ou em qualquer parte do mundo, só é possível uma paz duradoura se for baseada na justiça e nos direitos dos povos, concordaram os participantes num debate promovido em Lisboa, no dia 8, por CPPC e MPPM.

PS ignora a Cine Incrível e o Movimento Associativo almadense

Face à suspensão de actividades culturais na sala da Cine Incrível, em Almada, a CDU denunciou o descartar de responsabilidades da maioria do PS na Câmara Municipal (CM) e da sua presidente para com este espaço e as associações do concelho.

«Os 50 anos do 25 de Abril e a Liberdade» evocados pelas escolas de Évora

A Câmara Municipal de Évora elegeu como temática da edição de 2024 do Carnaval das Escolas as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, tendo esta edição contado com cerca de 2000 participações no total, oriundos de 29 estabelecimento de ensino, educação e de solidariedade social. Ali foram...

Contra a barbárie, Palestina independente

O CPPC tomou, ontem, posição pública sobre o brutal ataque das forças israelitas à região de Rafah, na Faixa de Gaza, apelando, tal como o faz há mais de quatro meses, a um cessar-fogo imediato e permanente e ao fornecimento de ajuda humanitária à população palestiniana.

Condenar o bloqueio!

O IURIS – Instituto de Investigação Interdisciplinar e a Associação Portuguesa de Juristas Democratas organizam, dia 21 de Fevereiro, às 18 horas, na Faculdade de Direito de Lisboa (FDUL), uma iniciativa em torno da sentença do Tribunal Internacional Contra o Bloqueio a Cuba. A sessão será moderada por Madalena Santos,...