Presidente da Swapo e da Namíbia, Hage Geingob, faleceu em Windhoek

Faleceu no dia 4 de Fevereiro Hage Geingob, chefe do Estado da Namíbia e presidente da SWAPO, o partido que lutou pela libertação nacional e que goza de apoio maioritário no país africano desde a sua independência, em 1990.

Geingob contava 82 anos e estava internado no Hospital Lady Pohamba, em Windhoek, a capital, informou um comunicado oficial.

Numa mensagem à nação, o presidente interino, Nangolo Mbumba, apresentou condolências à família do dirigente desaparecido e declarou que a Namíbia «perdeu um distinto servidor do povo, um ícone da luta de libertação, o principal arquitecto da Constituição» do país.

Depois de ter combatido nas fileiras da SWAPO (Organização do Povo do Sudoeste Africano) pela independência da Namíbia, contra a dominação da África do Sul do apartheid, Geingob foi o primeiro chefe do governo namibiano, função que desempenhou entre 1990 e 2002. Voltou a ser primeiro-ministro de 2012 a 2015. Nesse último ano foi eleito presidente da República, cargo que ocupou até à sua morte.




Mais artigos de: Internacional

Tropas israelitas prosseguem carnificina na Palestina ocupada

Ao arrepio das pertinentes resoluções das Nações Unidas e da decisão do Tribunal Internacional de Justiça, o Estado israelita continua os ataques militares indiscriminados à população palestiniana no Sul da Faixa de Gaza, e os assassinatos, as detenções e outros crimes na Cisjordânia e Jerusalém Oriental.

Argentinos rejeitam políticas do governo

Prosseguem na Argentina manifestações e outras acções contra as medidas ultraliberais impostas ou anunciadas pelo governo de extrema-direita do presidente Javier Milei.

Idoso e com problemas de memória

O Departamento de Justiça da Casa Branca, controlado pelos Democratas, concluiu que não seria possível acusar criminalmente o presidente estado-unidense, Joe Biden, porque se trata de um «senhor idoso e bem-intencionado com problemas de memória». A discussão da fragilidade da saúde mental do...