Amanhã na CIP

Para amanhã, dia 16, às 11h30, a FIEQUIMETAL/CGTP-IN e os seus sindicatos realizam uma concentração junto da sede da CIP, em Lisboa, para exigir da confederação patronal o aumento real dos salários em 15 por cento, com um mínimo de 150 euros, a valorização das carreiras e o direito à negociação colectiva.

O protesto encerra uma quinzena de esclarecimento, acção e luta, nos sectores da indústria transformadora, onde os salários médios têm perdido terreno para o salário mínimo nacional, como se refere numa nota divulgada ontem pela federação.

Da CIP e das empresas e associações patronais que fazem parte dos seus órgãos dirigentes exige-se «a valorização das carreiras profissionais e a efectiva negociação dos principais contratos colectivos de trabalho, designadamente nos sectores Automóvel, Metalúrgico, do Material Eléctrico e Electrónico, e Químico, entre outros».



Mais artigos de: Trabalhadores

Unidade, firmeza e resultados

Foi conquistado na Poolplaca Portuguesa Plásticos, na Figueira da Foz, um aumento salarial de 150 euros. Para este resultado da negociação, salientou o SITE Centro-Norte, dia 12, foi determinante a constante unidade dos trabalhadores, na apresentação do caderno reivindicativo.O sindicato da FIEQUIMETAL/CGTP-IN considerou...

Plenário do STAL exige soluções

O STAL/CGTP-IN reuniu, dia 8, em Lisboa, mais de 500 dirigentes e delegados sindicais que, em plenário nacional, analisaram a situação situação de baixos salários e perda de poder de compra dos trabalhadores da Administração Local, e indicaram o rumo a ser seguido. Com soluções como o aumento...