Actual
Examine-se
Actual
Corrupção: a mão por detrás do arbusto
Actual
A necessidade é outra
Crónica Internacional
Amílcar Cabral
A talhe de foice
Amizade e coerência
PCP
A biodiversidade e a privatização de todas as esferas da vida na Terra
Artigo de acesso livre
Amílcar Cabral assassinado há 50 anos por agentes do colonialismo português
Amílcar Cabral, fundador e líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), foi assassinado a 20 de Janeiro de 1973, passam amanhã 50 anos, por agentes do colonialismo a soldo do governo fascista de Portugal. Condenado pelas forças progressistas em todo o mundo, o crime hediondo não travou a luta vitoriosa dos guineenses e cabo-verdianos pela sua emancipação nacional e social.
A imensa força de viver e lutar que não tem idade para acabar
«O direito a envelhecer com direitos é um avanço civilizacional pelo qual continuaremos a lutar. E se há ensinamento com o qual hoje daqui saímos, é que é também com a luta dos mais velhos que se garante o presente e o futuro dos mais novos», sintetizou Paulo Raimundo, no final de um encontro com reformados.
É preciso uma política alternativa e não a «alternância de sempre»
Nos dois comícios em que participou no dia 14, em São João da Madeira e em Tondela, o Secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, sublinhou a importância de reforçar o Partido e de «fazer das injustiças força para lutar».
Desenvolvimento do País já não suporta adiamentos e falhas no plano ferroviário
O PCP considera que o Plano Ferroviário Nacional (PFN) carece de «prioridades, calendário, garantias e quantificação do financiamento necessário à [sua] execução». Por isso apresenta eixos estratégicos a concretizar, explicou Vasco Cardoso.
PCP evoca os 100 anos de Eugénio de Andrade
O centenário do nascimento de Eugénio de Andrade, que por estes dias se assinala, está a ser comemorado um pouco por todo o País. Também o PCP se une a esta justa homenagem a um dos mais vibrantes poetas portugueses contemporâneos, falecido em 2005.
Forças de Segurança precisam de condições para cumprir missão
O PCP ouviu profissionais das Forças e Serviços de Segurança numa audição que se realizou no dia 13, no Porto, e contou com a presença do Secretário-geral do Partido.
Paulo Raimundo recebeu Pedro Pires
Arranca em Évora o Roteiro da Ciência e Tecnologia
O Secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, visitou o Laboratório das Energias Renováveis da Universidade Évora, dando início ao Roteiro da Ciência e Tecnologia, que o Partido leva a cabo nos próximos meses.
Hoje, evocação de Amílcar Cabral
Manuel Loff assume mandato de deputado
A opção é silenciar
Se o Governo mantém posição cresce a luta dos professores
No primeiro dia das greves por distrito, Mário Nogueira previu que, caso amanhã as respostas do ME não sejam as que os professores esperam, «a greve vai continuar e com uma adesão ainda maior».
CGTP-IN intensifica mobilização convergindo para dia 9
Com «greves e paralisações em todos os sectores e em todo o País, com expressão de rua», 9 de Fevereiro será «Dia Nacional de Indignação, Protesto e Luta», reforçou o Plenário de Sindicatos da CGTP-IN.
Novo contrato sem recuos no transporte de mercadorias
No contrato colectivo de trabalho assinado dia 10, com as associações patronais Antram e ANTP, «não há qualquer recuo de direitos dos trabalhadores», «algumas cláusulas são melhoradas» e a tabela salarial sobe 7,81 por cento.
STAL promove esclarecimento e luta
Unidos e em greve
PS e partidos à direita recusam fixar preços dos bens essenciais
Fixar os preços de bens alimentares essenciais, visando pôr um travão na especulação, eis o sentido de um projecto de lei que o PCP submeteu no dia 12 à apreciação do Parlamento. O desfecho foi o chumbo às mãos de PS, PSD, IL e Chega.
PCP leva ao debate com o chefe do Governo o clamor que exige respostas para os problemas
A difícil situação pela qual passa a generalidade dos trabalhadores, a braços com mais um rombo nos rendimentos neste início de ano devido à persistente inflação, voltou a estar no centro do debate parlamentar, com o PCP a acusar o Governo de não fazer o necessário para responder aos problemas.
«Os Mesmos de Sempre a Pagar» contra o aumento do custo de vida
No sábado, 14, o Movimento «Os Mesmos de Sempre a Pagar» realizou acções de protestou, em diversos pontos do País, contra o aumento do custo de vida. Se nada for feito «os trabalhadores vão ter mais dias sem chegar o ordenado».
A urgência da paz no «tempo dos monstros»
A Fundação José Saramago acolheu, no dia 12, um debate promovido pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação, com o lema «Defesa da Paz, urgência do nosso tempo», no qual participou perto de uma centena de pessoas.
Utentes de Trigaches sem médico de família
No concelho de Beja, tal como em muitos outros concelhos do País, a falta de médicos e enfermeiros de família são uma dura realidade. Os idosos estão entre os grupos que mais sentem o problema.
Luta em Oliveira do Hospital e em Esposende
Jornada de informação, divulgação e propostas em Grândola
MDM reclama por medidas e políticas que tornem os direitos das mulheres uma realidade
Declaração UE-NATO é contrária à paz
A Declaração Conjunta sobre a cooperação União Europeia-NATO, divulgada no dia 10, aponta para um caminho que «representa uma nova e mais grave ameaça à paz e à segurança, particularmente na Europa», assinala o CPPC.
Trabalhadores franceses rejeitam alteração das pensões de reforma
Não há razões para comemorar
Procuradoria Geral do Brasil pede investigação de Jair Bolsonaro por intentona golpista
O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, derrotado a 30 de Outubro e hoje nos EUA, será investigado quanto ao seu envolvimento no assalto a 8 de Janeiro das sedes dos poderes legislativo, judicial e executivo, em Brasília.
Frente Polisário realiza 16.º Congresso
A Frente Polisário realizou o seu 16.º Congresso entre os dias 13 e 17 deste mês, no campo de refugiados sarauís de Dajla, no sul da Argélia. O PCP esteve representado por João Pimenta Lopes, membro do Comité Central e deputado no Parlamento Europeu.