Não à NATO, sim à Paz exige-se em Nova Iorque

Centenas de manifestantes da cidade de Nova Iorque e de áreas vizinhas realizaram no sábado, 14, uma concentração e um desfile contra a participação dos Estados Unidos da América em guerras no mundo.

Os manifestantes mostraram-se contra a expansão da NATO e pediram a paz na Ucrânia, criticando as enormes despesas militares dos EUA na guerra neste país da Europa e o anúncio da Casa Branca de proporcionar a Kiev mais baterias de mísseis terra-ar Patriot.

«Estamos aqui hoje porque opomo-nos à expansão sem fim da NATO, que é não só desnecessária como perigosa e agressiva», afirmou um dos promotores da manifestação. Em vez de intensificar a guerra e enviar mais armas para a Ucrânia, Washington deveria sentar-se à mesa de negociações e reconhecer que a Rússia tem preocupações legítimas de segurança, acrescentou.

No protesto condenou-se a entrega pela administração norte-americana de milhares de milhões de dólares para financiar a guerra na Ucrânia, ao mesmo tempo que há um milhão de pessoas sem casa nos EUA, as escolas têm verbas insuficientes para funcionar e muitas famílias declaram-se falidas por não poderem pagar as despesas com Saúde. O dinheiro público deveria ser investigado na ajuda aos norte-americanos necessitados e não no financiamento da guerra e do militarismo, acrescentou-se.




Mais artigos de: Internacional

Frente Polisário realiza 16.º Congresso

A Frente Polisário realizou o seu 16.º Congresso entre os dias 13 e 17 deste mês, no campo de refugiados sarauís de Dajla, no sul da Argélia. O PCP esteve representado por João Pimenta Lopes, membro do Comité Central e deputado no Parlamento Europeu.

Já foram 13 os palestinianos assassinados por Israel em 2023

Um palestiniano morreu no domingo, 15, após ter sido atingido por balas israelitas perto da aldeia cisjordana de Silwad, crime que fez aumentar para 13 o número de pessoas assassinadas desde o começo do ano por forças de Telavive. Quase um por dia. O Ministério da Saúde palestiniano revelou que Ahmad Kahla, de 45 anos,...

Protestos populares exigem renúncia da presidente do Peru

Prossegue a luta política e social no Peru, com milhares de manifestantes nas ruas a exigir a dissolução do Congresso, uma assembleia constituinte e a libertação de Pedro Castillo, o ex-presidente da República que se encontra na prisão desde 7 de Dezembro, quando foi destituído pelo parlamento. Desde então, a repressão...

África e China consolidam laços

O novo ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Qin Gang, terminou há dias um périplo por África, que incluiu Etiópia, Gabão, Angola, Benim e Egipto, países de diferentes sub-regiões do continente. Em Adis Abeba, manteve encontros com governantes etíopes e dirigentes da União Africana (UA) e inaugurou a nova sede do...