A opção é silenciar

No pas­sado dia 11 de Ja­neiro teve lugar na As­sem­bleia da Re­pú­blica o de­bate com o pri­meiro-mi­nistro. Nesse dia, e aqui fa­la­remos apenas dos três ca­nais de te­le­visão ge­ne­ra­listas (RTP1, SIC e TVI), quem che­gasse a casa e se sen­tasse para ver os res­pec­tivos no­ti­ciá­rios das 20 horas con­cluiria que o de­bate par­la­mentar fora em torno dos casos das ex-se­cre­tá­rias de Es­tado do Tu­rismo, Rita Mar­ques, e do Te­souro, Ale­xandra Reis, e do anúncio pelo pri­meiro-mi­nistro de um me­ca­nismo de es­cru­tínio prévio de go­ver­nantes que seria co­nhe­cido em por­menor no dia se­guinte após o Con­selho de Mi­nis­tros.

Pelo meio te­ríamos a Ope­ração Vortex e as con­di­ções ou falta delas do de­pu­tado do PSD Pinto Mo­reira para con­ti­nuar como vice-pre­si­dente da ban­cada par­la­mentar do seu par­tido e como pre­si­dente da Co­missão Even­tual para a Re­visão Cons­ti­tu­ci­onal.

Dentro destas ques­tões, o PCP apenas teria voz na RTP, através da de­núncia que a de­pu­tada Paula Santos faria sobre a pro­mis­cui­dade entre o poder po­lí­tico e eco­nó­mico.

Estes mesmos no­ti­ciá­rios, neste mesmo dia, com maior ou menor in­ten­si­dade, abor­daram a luta dos pro­fes­sores, das es­tru­turas e dos tra­ba­lha­dores da Cul­tura, os pro­blemas na Saúde, o au­mento dos preços e da in­flação. Con­tudo, se ao te­les­pec­tador que sen­tado no seu sofá ou à mesa da sua co­zinha fosse ques­ti­o­nado se estas ques­tões ti­nham feito parte do de­bate par­la­mentar com o pri­meiro-mi­nistro a res­posta mais ime­diata seria: não!

A ver­dade é que não foi assim. O PCP não se li­mitou a de­nun­ciar a pro­mis­cui­dade entre o poder po­lí­tico e eco­nó­mico, con­frontou o Go­verno, e em par­ti­cular o pri­meiro-mi­nistro, com os pro­blemas dos tra­ba­lha­dores e do povo e apontou as so­lu­ções que se exigem para a sua re­so­lução. So­lu­ções que passam pelo au­mento dos sa­lá­rios e das pen­sões, pelo con­trolo e fi­xação de preços de bens e ser­viços es­sen­ciais, pela ga­rantia do di­reito à saúde, à cul­tura, à ha­bi­tação, pela va­lo­ri­zação e de­fesa da Es­cola Pú­blica e dos seus pro­fis­si­o­nais, so­lu­ções que têm sido su­ces­si­va­mente re­jei­tadas pelo Go­verno e pela mai­oria que o su­porta no Par­la­mento.

Os casos que en­vol­veram go­ver­nantes não são de des­va­lo­rizar, mas su­blinhe-se também que pouco tempo de an­tena é dado a quem iden­ti­fica as reais ra­zões que lhes estão na origem, que aponta so­lu­ções para os en­frentar e que iden­ti­fica os res­pon­sá­veis pela sua sis­te­má­tica re­jeição. Pelo con­trário, a quem joga na de­gra­dação da de­mo­cracia não sobra tempo.

São op­ções. Tal como é uma opção po­lí­tica do Go­verno não res­ponder aos pro­blemas, não en­frentar os grandes grupos eco­nó­micos, en­quanto po­lé­micas e casos são ali­men­tados. Op­ções edi­to­riais que são do in­te­resse dos grandes grupos eco­nó­micos que con­trolam a co­mu­ni­cação so­cial, e que con­trastam com o si­len­ci­a­mento da al­ter­na­tiva, das so­lu­ções e do par­tido que lhes dá voz.

 



Mais artigos de: PCP

PCP evoca os 100 anos de Eugénio de Andrade

O cen­te­nário do nas­ci­mento de Eu­génio de An­drade, que por estes dias se as­si­nala, está a ser co­me­mo­rado um pouco por todo o País. Também o PCP se une a esta justa ho­me­nagem a um dos mais vi­brantes po­etas por­tu­gueses con­tem­po­râ­neos, fa­le­cido em 2005.

Paulo Raimundo recebeu Pedro Pires

O Secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, encontrou-se ao final da tarde de dia 12 de Janeiro, com Pedro Pires, presidente da Fundação Amílcar Cabral. Em destaque esteve o desenvolvimento da cooperação entre o PCP e esta Fundação no quadro das comemorações do centenário de Amílcar Cabral, que...

Arranca em Évora o Roteiro da Ciência e Tecnologia

O Se­cre­tário-geral do PCP, Paulo Rai­mundo, vi­sitou o La­bo­ra­tório das Ener­gias Re­no­vá­veis da Uni­ver­si­dade Évora, dando início ao Ro­teiro da Ci­ência e Tec­no­logia, que o Par­tido leva a cabo nos pró­ximos meses.

Hoje, evocação de Amílcar Cabral

O PCP promove às 18h00 de hoje, 19, na Casa do Alentejo, em Lisboa, uma sessão evocativa de Amílcar Cabral nos 50 anos do seu assassinato. A iniciativa contará com as intervenções de Paulo Raimundo, Secretário-geral do PCP, de Rui Ribeiro, do Bureau Político do Comité Central do PAIGC (da...

Manuel Loff assume mandato de deputado

«Na base da consideração da organização da sua vida, Diana Ferreira, deputada do Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República (AR), terminada a licença de maternidade, período em que está a ser substituída por Alfredo Maia, não reassumirá o mandato», informou o gabinete de imprensa do...