Arranca em Évora o Roteiro da Ciência e Tecnologia

O Secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, visitou o Laboratório das Energias Renováveis da Universidade Évora, dando início ao Roteiro da Ciência e Tecnologia, que o Partido leva a cabo nos próximos meses.

O PCP defende estabilidade e carreiras para os investigadores

Paulo Raimundo foi recebido, terça-feira à tarde, no Pólo da Mitra da Universidade de Évora (UÉ), onde funciona o laboratório. Esperavam-no membros da equipa de investigação, cabendo a Pedro Horta fazer a apresentação da actividade ali realizada: o laboratório, referiu, faz parte de uma infra-estrutura nacional de investigação em energia solar/concentração, um projecto coordenado pela UE, que possui um pólo em Lisboa, o LNEC. Integra ainda o Roteiro Nacional de Infra-estruturas de Investigação.

Ali são desenvolvidas competências e capacidades tecnológicas focadas sobretudo na energia solar, procurando perceber-se de que modo as tecnologias de conversão da radiação solar podem produzir soluções para a sociedade quanto à descarbonização de diferentes sectores de actividade. Para aquele responsável, o armazenamento de energia é, hoje, a grande questão. Está ali instalada uma central termoeléctrica, um investimento superior a 20 milhões de euros, que trabalha com radiação solar, utilizando sais fluidos para a transformar em calor, com resultados inovadores.

O Secretário-geral do Partido, que acompanhou de perto a apresentação, colocou diversas questões sobre a procura de produtos desta investigação por operadores externos, o que acontece de forma crescente. No final, agradeceu a disponibilidade da UE para esta visita, que contribuiu para conhecer as potencialidades existentes no âmbito da política de ciência e tecnologia que está a ser implementada no País.

Paulo Raimundo referiu ainda a importância de se ter iniciado ali o Roteiro da Ciência e Tecnologia que o PCP está a realizar, procurando valorizar o seu papel na investigação, conhecimento e saber, mas também a sua aplicação na vida de cada um e lugar que ocupa no projecto de desenvolvimento que o Partido propõe. O Secretário-geral comunista defendeu a valorização de quem trabalha em ciência, garantindo a sua estabilidade, reconhecendo as carreiras e aumentando os salários. Reafirmou ainda a exigência de mais investimento para que exista efectivamente uma política de ciência e tecnologia que permita investigar hoje para criar as condições para o desenvolvimento futuro.

Pólos de desenvolvimento

Antes, o dirigente comunista passou pela Reitoria, no Colégio do Espírito Santo, onde cumprimentou a Universidade de Évora, na pessoa do vice-reitor, João Nabais. Destacou, na ocasião, a importância destas instituições para o desenvolvimento, a produção de conhecimento, a criação de novas tecnologias e a fixação de investigadores, garantindo as suas condições de trabalho.

João Nabais, acompanhado por outros docentes, manifestou o agrado em receber esta visita e referiu a disponibilidade da Universidade de Évora (UE) em contribuir com a informação que dispõe e partilhar as actividades e experiências que tem em curso. Adiantou que a UE, com cerca de 9.000 alunos, tem um corpo estável para a docência o que não se verifica no domínio da investigação, onde há problemas de financiamento que dificultam segurar o corpo de investigação, havendo saídas de investigadores, alguns para o estrangeiro. A Universidade conta com cerca de 120 investigadores contratados, em várias modalidades, e 120 bolseiros de investigação.




Mais artigos de: PCP

PCP evoca os 100 anos de Eugénio de Andrade

O centenário do nascimento de Eugénio de Andrade, que por estes dias se assinala, está a ser comemorado um pouco por todo o País. Também o PCP se une a esta justa homenagem a um dos mais vibrantes poetas portugueses contemporâneos, falecido em 2005.

Paulo Raimundo recebeu Pedro Pires

O Secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, encontrou-se ao final da tarde de dia 12 de Janeiro, com Pedro Pires, presidente da Fundação Amílcar Cabral. Em destaque esteve o desenvolvimento da cooperação entre o PCP e esta Fundação no quadro das comemorações do centenário de Amílcar Cabral, que...

Hoje, evocação de Amílcar Cabral

O PCP promove às 18h00 de hoje, 19, na Casa do Alentejo, em Lisboa, uma sessão evocativa de Amílcar Cabral nos 50 anos do seu assassinato. A iniciativa contará com as intervenções de Paulo Raimundo, Secretário-geral do PCP, de Rui Ribeiro, do Bureau Político do Comité Central do PAIGC (da...

Manuel Loff assume mandato de deputado

«Na base da consideração da organização da sua vida, Diana Ferreira, deputada do Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República (AR), terminada a licença de maternidade, período em que está a ser substituída por Alfredo Maia, não reassumirá o mandato», informou o gabinete de imprensa do...

A opção é silenciar

No passado dia 11 de Janeiro teve lugar na Assembleia da República o debate com o primeiro-ministro. Nesse dia, e aqui falaremos apenas dos três canais de televisão generalistas (RTP1, SIC e TVI), quem chegasse a casa e se sentasse para ver os respectivos noticiários das 20 horas concluiria que o debate parlamentar fora...